28/09/2025 20:55:25

União dos Palmares
27/07/2013 11:37:35

Escândalo em União: sumiço do dinheiro da TELEMAR pode inviabilizar administração do Prefeito Dr. Beto Baia

Escândalo em União: sumiço do dinheiro da TELEMAR pode inviabilizar administração do Prefeito Dr. Beto Baia
Prefeito quer que Justiça aponte onde está o dinheiro que estava depositado

Uma fonte ligada ao prefeito de União dos Palmares Dr. Carlos Alberto Baia conhecido como ‘Dr. Beto Baia’ disse a TRIBUNA DE UNIÃO na noite desta sexta feira (26) que no inicio da semana vindoura o Ministério Público será provocado para investigar quem retirou ‘na boca do caixa’ mais de R$ 900.000,00 que estaria depositado por ordem judicial em uma conta especial de determinada agencia bancária local, cuja soma seria fruto de uma disputa judicial.

A mesma fonte disse que na realidade estariam depositados um milhão e duzentos mil reais, porém, do total foram retirados novecentos mil, cuja quantia hoje devidamente corrigida perfaz um total de mais de um milhão e seiscentos mil reais, dinheiro que o Tribunal de Justiça de Alagoas determinou que fosse pago imediatamente a antiga cessionária da Telefonia, pois é resultado de uma determinação judicial. O Juiz substituto da 1ª Vara de Justiça de União dos Palmares Dr. Antonio Rafael Wanderley apenas cumpriu uma determinação do TJ ao decretar o bloqueio das contas do município.

Entenda o Caso

No período administrativo do prefeito José Pedrosa, ficou constatado que a TELEMAR devia a Fazenda Municipal significativa quantia relativa ao ISS (que é um imposto devido ao município por quem presta serviços). O fato foi parar na Justiça que determinou que a quantia fosse paga ap ,municipio, o que foi realizado, mas a determinação judicial foi contestada em instância superior, e o TJ-AL mandou que fosse aberta uma conta judicial com o dinheiro até o julgamento final do mérito da questão.

Com a morte do prefeito José Pedrosa, no período do prefeito Dr. Areski de Freitas, segundo a mesma fonte, foi requerido na Justiça o saque de parte do dinheiro (no caso, 900 mil reais), o que foi feito através de um Alvará Judicial e que este dinheiro teria sido sacado por um advogado a serviço da municipalidade na época.

Como o departamento jurídico da TELEMAR tomou conhecimento do saque ilegal, recorreu novamente ao TJ que determinou a reposição imediata do dinheiro em sua totalidade, já corrigido, até a decisão final, cujo total atualmente atinge a vultosa quantia de um milhão e seiscentos mil reais, tendo como garantia do pagamento o bloqueio das contas.

Menos as verbas chamadas ‘carimbadas’

Finalmente, a mesma fonte, que sob a condição do anonimato informou que devem receber seus salários referentes ao mês de julho os funcionários efetivos da Saúde e da Educação, ficando, porém, no aguardo da decisão judicial as demais secretarias e os serviços prestados além do comércio.  

Como os efetivos são minoria, se estima que perto de setecentos servidores municipais como os da Secretaria de Infraestrutura (exemplo, os garis, motoristas e outros) terão que aguardar ou o município arrecadar recursos próprios para quitar o debito ou que a Justiça autorize um parcelamento. Até chegar a este ponto, tudo fica parado: obras, limpeza publica e outros serviços, alguns deles essenciais para o funcionamento da máquina administrativa.

Sete meses de Administração marcados por desencontros

No próximo dia 31, o prefeito Dr. Carlos Alberto Baia – que é um dos mais conceituados médicos de Alagoas – completará sete meses de administração. Tomou posse acometido de uma doença conhecida como ‘Tireoide’, tendo sido, por força das circunstancias, de ser submetido a uma melindrosa cirurgia em São Paulo. Curado, quando retomou as rédeas de sua tão sonhada administração, enfrentou a crise financeira com o fechamento da Usina Lajinha.

Em seguida, foi surpreendido por uma decisão judicial que inicialmente cassou seu diploma e do seu vice, agropecuarista Eduardo Pedrosa acusados de .abuso de poder econômico. Alguns secretários do município têm sido duramente criticados pela população, e finalmente, após o recurso contra sua cassação, Dr. Beto Baia que é do PSD enfrenta o chamado ‘Escândalo do Sumiço do Dinheiro da Telemar’ do qual não tem culpa.

Neste final de semana, a reportagem deste noticioso vai envidar esforços para entrevistar o prefeito para que ele diga de viva voz o que em realidade está acontecendo em sua administração, já que – apesar do desgaste e de criticas sem fundamento – para a população, continua sendo uma luz de esperança para a retomada do desenvolvimento de União dos Palmares.

redação //