28/09/2025 20:59:23

Alagoas
25/07/2013 16:22:06

Por reforma agrária, duas mil famílias bloqueiam vias em seis municípios

Por reforma agrária, duas mil famílias bloqueiam vias em seis municípios
Foto Ilustrativa

cadaminuto //

gilca cinara

 

Paralelo ao lançamento do Plano Safra Semiárido para agricultores familiares atingidos pela estiagem, que acontece nesta quinta-feira (25) no Palácio da Republica dos Palmares, cerca de 2 mil famílias, que lutam para reforma agrária no estado bloquearam as principais vias de acessos em seis municípios e a capital alagoana, nesta manhã.

 

Os protestos ocorrem nas cidades de Maragogi, Porto Calvo, Jequiá da Praia, Rio Largo, Capela e Barra de Santo Antônio. De acordo com o coordenador do Movimento Vida e Trabalho (MVT), Marcos Antônio da Silva, o Marrom, a manifestação tem como objetivo chamar atenção para as pautas da reforma agrária no estado, que segundo ele, estão paralisadas. “Nós chegamos bloqueando o acesso em frente ao Incra, em Maceió, porque essa nova gestão do não tem dado atenção para as famílias que estão a espera de nossas terras”, afirmou.

 

Ao ser indagado se os protestos tinham como finalidade chamar atenção do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que visita o estado, Marrom garantiu que as mobilizações já estavam agendadas. Segundo ele, as 10h30, Vargas irá receber uma comissão dos movimentos de defesa pela reforma agrária. O encontro acontecerá na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá.

 

“Nós vamos falar sobre o descaso da reforma agrária no estado. Hoje existem mais de 10 mil famílias que estão esperando por terras, mas apenas mil foram beneficiadas. O Incra está em total descaso com a causa aqui em Alagoas”, frisou.