gazetaweb //
Após determinação da Justiça, as contas da prefeitura de União dos Palmares foram bloqueadas. A decisão do juiz Antônio Rafael Wanderley da Silva teria sido motivada pela dívida do órgão com a Telemar, cujo valor é de aproximadamente R$ 1 milhão e 600 mil. A decisão deve ser publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta terça-feira (15).
Investigações do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público (Gecoc) apontaram que o gestor fez uso de pagamentos ilegais para a manutenção das dívidas em secretarias e para o pagamento de bandas musicais em apresentações populares. Cerca de 60 pagamentos foram feitos irregularmente.
Por isso, o magistrado determinou o pagamento imediato da dívida com a Telemar e impossibilitou o gestor de ter acesso às contas do município. A decisão ainda cabe recurso, com o prazo de 10 dias para que a sua entrada seja efetuada.
Histórico
Dr. Carlos Alberto Borba de Barros Baía, o Beto Baía (PSD) e seu vice, Eduardo Carrilho Pedrosa (PMN), tiveram seus mandatos cassados pelo juiz da 21ª Zona Eleitoral, Ygor Vieira de Figueiredo, em maio deste ano, no entanto, eles permaneceram no cargo, pois a decisão não determinou o afastamento imediato dos gestores.
O pedido de afastamento foi feito por Manoel Gomes de Barros (PSDB), membro da oposição e segundo colocado nas eleições, sob a acusação de abuso de poder econômico, afirmando que Beto teria comprado votos com cestas básicas e transporte gratuito no dia do pleito.