gazetaweb //
hatherine coujtinho
O município de Palestina deverá ter novas eleições ainda este ano. O juiz Durval de Mendonça Júnior indeferiu o pedido de candidatura da vice-prefeita eleita, Kathiane Medeiros (PMDB), tornando necessária a realização de um novo pleito.
O prefeito eleito, José Alberto Barbosa, o “Beto” (PT do B), ainda não foi diplomado porque o seu vice, Gedilson Costa da Silva, o “Gel”, renunciou à candidatura na véspera do pleito, após ter sido acusado de compra de votos. Em virtude disso, a substituição foi feita no dia da eleição.
O magistrado entendeu que a candidatura foi intempestiva e, por isso, indeferiu o pedido. “A coligação não apresentou a documentação necessária para a candidatura antes do pleito, sendo protocolada apenas após a eleição, por volta das 17h”, explicou o juiz.
Diante da decisão, a lei prevê que uma nova votação seja realizada em, no máximo, 40 dias, caso não haja recurso por parte da candidata.
A pendência vem desde janeiro deste ano, quando o presidente da Câmara assumiu a função na falta de um prefeito habilitado. Segundo Durval de Mendonça Júnior, a demora ocorreu em decorrência do afastamento do magistrado responsável pela comarca e a suspensão dos dois que o substituíram.