g1-rj //
A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que chegaram ao Rio na manhã deste sábado (6), foram recebidos com festa na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio.
A chegada dos símbolos ao Rio aconteceu primeiro na Igreja de São José, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Em seguida, eles partiram em procissão até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde aconteceu a cerimônia de boas-vindas, com uma benção de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
Após a benção, os símbolos seguiram em procissão por diversos pontos de Santa Cruz. Houve uma carreata em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde os fiéis já aguardavam ansiosos na “Festa do Acolhimento”. Dom Orani também celebrou uma missa no local, marcando a chegada dos símbolos à Catedral.
"Estamos recebendo aqui na 'igreja mãe' os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz que o Papa João Paulo II entregou para a juventude e o ícone da Nossa Senhora representando que ela está sempre junto de Jesus e de nós", explicou o arcebispo.
A festa vai seguir com uma procissão até a Lapa, onde o público participa do evento “No Coração da Jornada”, na Praça Cardeal Câmara, nos Arcos da Lapa. O show terá atrações católicas nacionais e internacionais, como Martin Valverde, Olivia Ferreira, Ziza Fernandes, Padre Omar Rapozo, Eliana Ribeiro, Frutos de Medjugorje, Sambadorando e DJ’s.
Peregrinação dos símbolos
Os objetos, que pertencem ao Vaticano, passarão por 131 pontos do município até a chegada do Papa Francisco, no dia 22 de julho. Os ícones vão passar por igrejas, universidades, escolas, comunidades, hospitais e presídios.
Segundo Padre Jefferson Merighetti, diretor do Setor Pré-Jornada do COL da JMJ Rio 2013, essa peregrinação surpreenderá muitas pessoas.
"Queremos contribuir para que todos vivam momentos especiais antes mesmo da Jornada começar", declarou.
A estudante de direito Christine Nogueira foi uma das voluntárias que distribuiu botons da JMJ aos fiéis que compareceram à Catedral.
"Sempre a expectativa é a melhor possível. O coração completamente em ansiedade pra receber o Papa, e viver esse momento intensamente é uma graça muito grande, principalmente a gente que está trabalhando."