Cerca de cem populares interditaram na manhã-tarde desta segunda feira (1º) a AL-205 (Estrada da Laranja) nas proximidades do acesso ao ‘Residencial Santana do Mundaú’, na cidade de Santana do Mundaú, a 110 km de Maceió, reinvidicando a colocação de água potável, luz e saneamento nas casas para enfim se tornarem habitáveis..
Segundo informações colhidas no local, o núcleo habitacional que foi construído para abrigar as familias atingidas pela cheia de 2010 comporta 1.262 casas padronizadas, uma escola (que já apresentou falhas na estrutura), um centro comunitário e um posto de saúde – que nunca foi construído – e como Santana do Mundaú vem alcançando níveis de desenvolvimento maior que o previsto, a carência residencial tem se tornado uma constante.
A mesma fonte informou que de todas as habitações, apenas cerca de 50 estão ocupadas por invasores. Ninguém na Prefeitura, na Secretaria de Ação Social do Governo Estadual ou da Caixa Econômica Federal, além das empreiteiras encarregadas da construção sabe informar absolutamente nada com relação a conclusão das obras e a conseqüente entrega das casas.
Um popular em tom de ironia considerou as fontes que são consultadas como ‘uma Torre de Babel’ onde cada instituição envolvida fala um idioma diferente inaudível para os desabrigados e os inscritos do Projeto ‘Minha Casa Minha Vida’
Neste momento, os manifestantes estão defronte ao Prédio da Prefeitura Municipal tentando uma audiência com o Prefeito Marcelo Souza, porém a estrada continua interditada sem hora para acabar a manifestação
redação //
nilson azevedo (colaborador)