seco-pmup //
ana paula pedroza
foto rita gomes
Uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores reuniu a secretária de saúde, Carla Theresa, o diretor do SAAE Marcos Pedroza, secretária de cultura Genisete Lucena e o secretário de meio ambiente Macário Rodrigues para prestar informações à Câmara e à sociedade sobre o surto de diarréia que afeta o município.
Durante a audiência, que também contou com a presença de membros da vigilância sanitária, os vereadores e comunidade presente tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as ações do município para acabar este surto e atender às pessoas afetadas pela diarréia.
A secretária de saúde expôs as ações realizadas pela secretaria como transformar o Posto José de Lima numa unidade de atendimento com leito e médicos prontos a atender a população e dar suporte ao Hospital São Vicente, que no momento, não está podendo atender a toda população da cidade.
“Além do José de Lima, nos PSF’s os médicos e enfermeiros estão de sobre aviso para atender aos pacientes que procurem a unidade com sintomas de diarréia, e caso necessário, encaminham para o hospital,” disse Carla.
O técnico da vigilância sanitária, Salviano também expôs as ações que vem desenvolvendo no combate às moscas, no entanto salientou a importância do apoio e conscientização da população para que essa praga seja combatida.
“Nós aplicamos o mosquicida que a população tanto cobra, mas ele é apenas um tratamento emergencial e paliativo, pois para acabar com as moscas é necessário que se faça o armazenamento correto do lixo, já que este é o principal atrativo das moscas em nossa cidade,” explicou Salviano.