primeiraedição //
agência alagoas
Na última etapa da campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado, receberam a dose antiaftosa 1.247.131 bovídeos, resultando numa cobertura vacinal de 96,13%.
Para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho. Na última etapa da campanha, nenhum município alagoano ficou abaixo deste índice.
O órgão de defesa alerta aos criadores que, após efetuar a vacinação do rebanho, a declaração deve ser feita nos escritórios da Adeal do município onde o estabelecimento rural está localizado. O prazo será encerrado 15 dias após o término da etapa de vacinação.
A multa prevista por lei para o criador que deixar de comprovar a vacinação com a declaração, corresponde a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (Upfal).
A febre aftosa é umas das maiores preocupações da agropecuária. Altamente contagiosa, a doença atinge animais de cascos bipartidos e é responsável pelos maiores prejuízos no setor.
As campanhas de vacinação fazem parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e são itens obrigatórios para criadores de bovinos e bubalinos.