terra //
Após a forte pressão popular expressa nas ruas, nas diversas manifestações que se espalharam pelo País nas últimas semanas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, um dos alvos dos manifestantes por todo o Brasil, foi recusada pela Câmara dos Deputados, com 430 votos contrários à sua aprovação. Apenas nove parlamentares votaram a favor e dois se abstiveram.
Somente os deputados Abelardo Lupion (DEM-PR), Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Lyra (PSD-AL), João Campos (PSDB-GO) e Lourival Mendes (PTdoB-MA) foram a favor do projeto. Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Cesar Quartiero DEM-RR) se abstiveram.
A proposta rejeitada limitava o poder de investigação do Ministério Público (MP) ao incluir na Constituição Federal um parágrafo que define que o órgão somente poderá apurar infrações penais cometidas pelos seus membros. No entanto, o poder de investigação do MP já não está previsto na Constituição. A carta magna é omissa neste ponto.
Confira em levantamento feito pelo Terra, com base nos dados disponibilizados pela Câmara, o voto de cada parlamentar, por partido, em relação à aprovação da PEC 37.