cadaminuto //
assessoria
Na primeira edição do Mutirão da Saúde na cidade de São José da Laje, a Prefeitura contabilizou, pelo menos, 450 atendimentos clínicos e preventivos junto à população. A ação aconteceu no Conjunto Armando Lyra, nesta quinta-feira (20), e contaram com a participação de dezenas de profissionais de saúde.
“Nós estamos conseguindo levar o máximo de profissionais e realizar importantes intervenções, principalmente, preventivas para a melhoria da saúde das pessoas desta comunidade”. “Em São José da Laje as casas do Conjunto Armando Lyra foram edificadas as margens da BR 104 a 5 km do centro da cidade, deixando a população com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, pois ainda não foi finalizada a Unidade Básica de Saúde do Programa da Reconstrução (enchente junho/2010)”, comentou a secretária de Saúde, Ângela Vanessa.
Durante o Mutirão de Saúde foram realizadas consultas médicas, exames ginecológicos, gincana educativa, palestra sobre drogas, dengue, esquistossomose, trânsito e DST’s. A prefeitura ainda disponibilizou serviços de verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia, vacinação e orientação sobre a tuberculose. As crianças contaram com serviço de avaliação nutricional, além de orientações sobre a escovação correta dos dentes com aplicação de flúor no espaço Escovódromo. Participou também do mutirão a equipe da vigilância sanitária com atividades recreativas para os moradores do conjunto habitacional.
Para atender a demanda da população a secretaria municipal de saúde destacou 72 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, dentistas, nutricionistas, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Consultório Dentário, além de atendentes do setor administrativo e de apoio.