emergência190 //
maikel marques
O desembargador José Carlos Malta Marques reassumiu nesta segunda-feiram 17, a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e comandou mais uma reunião do Comitê de Gestão Estratégica do Judiciário, ocasião em que avaliou os resultados do seminário Reencontro com a Estratégica, realizado no início do mês, onde servidores e magistrados apresentaram sugestões para dinamizar a gestão da Corte de Justiça.
O êxito das discussões travadas com apoio de especialistas em gestão, alguns dos quais enviados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), depende, na avaliação do presidente, da geração de resultados práticos. “A interação entre magistrados e servidores é um dos pontos de destaque do seminário, que deixou claro o seguinte: o Judiciário não é adversário, mas sim parceiro dos servidores”, afirmou o presidente.
Os servidores da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP) evidenciaram que 75% dos 276 inscritos participaram das oficinas entre juízes e servidores e que resultaram na apresentação de 18 propostas à Presidência da Corte. “Propostas simples e de custo muito baixo, mas muito úteis aos integrantes do TJ”, avaliou Maurílio Ferraz, juiz auxiliar da Presidência.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Serjal), Ednor Gonzaga, o seminário idealizado pela Presidência do Poder Judiciário de Alagoas deixou muito claro que os servidores estão prontos para colaborar, mas também reconheceu a necessidade de maiores investimentos em cursos de capacitação, através da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal).
Atual diretor-geral da Esmal, o presidente José Carlos Malta confirmou a realização de cursos relacionados à gestão processual, através de parceria com a Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). Propostas de capacitação de grupos específicos de servidores também foram apresentadas aos integrantes do Comitê pelo diretor do Departamento de Recursos Humanos, Abelardo Laurindo.
Durante a reunião, os diretores da Diretoria de Tecnologia (Diati), José Baptista, da Procuradoria Geral, Filipe Lobo, do Diretoria de Contabilidade e Finanças (Diconf), Henrique Gama, e do Departamento de Recursos Humanos (DCRH), Abelardo Laurindo, fizeram a exposição do cumprimento de etapas previstas nos projetos de reestruturação das diretorias sob suas responsabilidades.