orelâmpago //
joão paulo farias
As vítimas da forte diarreia que afeta o município, começaram a receber neste sábado, 15, atendimento especial na Unidade de Pronto Atendimento, no Posto Dr. José de Lima, centro da cidade.
Neste primeiro dia de funcionamento a Unidade atendeu cerca de 60 pessoas. Uma equipe composta por um médico, enfermeiro e auxiliar, recebe os pacientes, para o tratamento da doença. O atendimento vai das 7 às 19 horas, todos os dias, enquanto durar o surto.
As pessoas que chegavam ao local, maioria formada por crianças, se queixavam de fortes dores na barriga, diarreia, febre e vômito.
Segundo a enfermeira Fabrícia Fernanda, o paciente é consultado pelo médico e recebe a medicação necessária para o tratamento da enfermidade. “A depender da gravidade, o paciente fica interno aqui na Unidade recebendo hidratação”, disse.
A secretária de saúde, Carla Theresa, acompanhou os trabalhos nesse primeiro dia e destacou o empenho da equipe no tratamento da doença.
“Estamos aqui desde as 7 da manhã recebendo as pessoas, temos uma ambulância a disposição, além do Laboratório de Análises Clínicas –LAC, para fazer o hemograma e também o teste rápido para dengue”, disse a secretária.
Para Tamires Ferreira, 22, que chegou ao local com os sintomas da diarreia, o atendimento esta sendo bom: “Cheguei aqui mal, já estou me recuperando, agradeço a equipe pela atenção, está sendo dez”, disse.