29/09/2025 01:40:07

Saúde
14/06/2013 08:47:21

Surto de diarreia já matou seis pessoas em Alagoas

Surto de diarreia já matou seis pessoas em Alagoas
Consumo de água sem tratamento pode ser causa da epidemia

tribunahoje //

rivison batista

 

Um surto de diarreia está preocupando as autoridades de Alagoas. Vários municípios estão sendo alertados sobre a doença. União dos Palmares é uma das cidades mais afetadas e registrou a morte de Maciel José da Silva, de apenas seis meses de idade nessa terça-feira (11). A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, falou para a reportagem do Tribuna Hoje e explicou a situação.

 

“Estamos fazendo monitoramento nas cidades afetadas, reuniões com gestores, emitindo nota técnica com informações sobre a diarreia e realizando coleta de amostra de fezes nas cidades comprometidas. Alguns exames dessa coleta são feitos no Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen) e outros mandamos para laboratórios renomados pelo Brasil”, explicou Sandra.

 

De acordo com a superintendente, Alagoas, no momento, apresenta 20 municípios que se encontram com epidemia de diarreia e 15 em surto. “Comparando com o ano passado, no mesmo período, houve um aumento de 180% dos casos”, disse.

 

Entre os municípios afetados, encontram-se Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci e a capital alagoana, Maceió.

 

Sandra Canuto explicou que a diarreia pode se manifestar por dois fatores: vírus ou bactérias. “Dos exames que já fizemos, podemos constatar tanto vírus quanto bactérias. A principal causa da contaminação por bactéria é que muita gente, nessa época do ano, consome água de cacimba, de poços, de cisternas, sem tratamento algum”, afirma.

 

“A falta de abastecimento de água tratada nessas cidades também é um fator responsável pela diarreia, pois, sem isso, a população procura ‘meios alternativos’ de obter água, como os poços, por exemplo”, completa Sandra Canuto.

 

De acordo com Sandra, agentes dos municípios alagoanos distribuem para a população hipoclorito de sódio, que purifica a água para o consumo humano. A superintendente diz que o uso do hipoclorito é fundamental para pessoas que consomem água sem tratamento. “Ao menor sinal dos sintomas, também é importantíssimo procurar logo um posto de saúde e tomar o soro caseiro”, disse Sandra.

 

A superintendente disse que já houve algumas mortes por diarreia neste ano em Alagoas. “Não tenho números exatos no momento, mas foram cerca de seis mortes por diarreia em Maceió e nos municípios do interior. Maceió está começando a ter um aumento nos casos, mas ainda não está em surto ou epidemia”, afirma a superintendente.