gazetaweb //
Moradores da zona rural de Branquinha participaram no último domingo (09), do relançamento de um projeto que visa proporcionar a capacitação e desenvolvimento de uma incubadora de empreendimentos agrícolas no Assentamento Zumbi dos Palmares. O projeto Zumbido alia educação e geração de trabalho e renda e faz parte do Programa de Ações Interdisciplinares (PAINTER) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A programação contou com apresentações, testemunhos e inscrições dos moradores nas quatro áreas de atuação do projeto: produção de doce e polpas de frutas, artesanato com fibra de bananeira e agroecologia. “No início eu não queria participar do projeto, mas hoje faço parte do artesanato e da incubadora”, contou a artesã Silvaneide dos Santos.
Por enquanto, a incubadora produz polpa e doce de frutas, além de artesanato com fibra de bananeira. O entorno do Assentamento Zumbi dos Palmares é marcado pela monocultura canavieira e enfrenta graves problemas, dentre eles, a baixa perspectiva de emprego para a juventude. As ações do PAINTER visam criar novas perspectivas de emprego na região