28/09/2025 22:25:17

Saúde
10/06/2013 15:20:25

'Bullying'

'Bullying'
Dr. Jacinto Martins de Almeida

Existe um ditado popular que diz: "o boi sabe onde arromba a cerca". É verdade! O boi só arromba a cerca no local em que ela é mais frágil. Essa fragilidade da cerca é o que chamamos de "ponto fraco".

Assim como a cerca, nós também temos o(s) nosso(s) pontos fraco(s), e é exatamente neste(s) ponto(s) que as pessoas intencionalmente e seguidamente nos atingem, nos causando dores físicas e/ou psíquicas. Quando isso acontece, estamos sendo vitimas do famoso termo originado da língua inglesa, conhecido como BULLYING.

BULLYING - É a tortura física ou psicológica repetida e intensa, de longa duração, sem um motivo plausível; provocada por um individuo ou grupo de indivíduos, com o intuito de causar dor física ou na alma, em pessoas que se sentem incapazes de se defender. Mas quando essas pessoas resolvem se defender, a reação é terrível, catastrófica, avassaladora. Porque esse tipo de reação acontece?

Quem nunca ouviu falar num ditado popular que diz: "engolir sapos". Pois bem, no BULLYING, a pessoa reage jogando sua raiva para dentro, e como essa raiva é sempre repetida, equivale a engolir sapos repetidamente. Vai engolindo sapos..., engolindo..., engolindo..., engolindo..., até que o estômago não suporta mais e joga para fora; quando joga para fora, não sai só o último sapo, sai todos os sapos engolidos e que não foram digeridos. É nesse momento em que ocorre a reação, e cuja reação, a neuro-ciência chama de apagão cognitivo ou curto-circuito emocional.

A neuro-ciência afirma que temos dois cérebros. Um cérebro grande que está encoberto pela caixa craniana, chamado de "cérebro cognitivo" ou "cérebro racional"; e um cérebro menor, localizado dentro e no centro desse cérebro grande, chamado de cérebro límbico ou cérebro emocional. O cérebro cognitivo é responsável pela razão em virtude de na parte pré-frontal (neocortex) situar-se os pensamentos que são responsáveis pelo controle dos impulsos e dos instintos. Já o cérebro límbico é responsável pelas emoções e sentimentos.

Esses dois cérebros trabalham em harmonia, em conjunto, em cooperação; mas às vezes, eles competem entre si, um querendo subjugar o outro. Essa competição entre ambos é que vai causar as reações inesperadas e catastróficas, como no caso do BULLYING.

Como falei acima, o cérebro cognitivo é responsável pelos pensamentos que controla os impulsos e os instintos, e o cérebro límbico, responsável pelas emoções e sentimentos. As emoções e sentimentos gerados pelas agressões, vão ficando represadas e cada vez mais vão se acumulando, acumulando, acumulando; chega a um ponto que não cabe mais e necessita sair. É ai, que se trava uma verdadeira batalha entre os dois cérebros, ou seja; o impulso quer sair e o pensamento quer impedir. O impulso que foi alimentado repetidamente se tornou tão forte, tão forte, que o pensamento não consegue mais segurá-lo e perde o controle sobre ele. Essa perca de controle sobre o impulso, chama-se "apagão cognitivo"; ou seja; o pensamento sai do ar pela força do impulso, e o impulso vai a tona e se realiza. É exatamente neste momento em que ocorrem as reações inesperadas e violentas. Tempo depois, o cérebro cognitivo volta ao ar, os pensamentos são coordenados e a pessoa fica se questionando: como foi que fiz isto? Não acredito que fui capaz de fazer isto?

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES