gazetaweb //
francisco cardoso
O CSA estreou na Série D do Brasileirão de 2013 com uma derrota de 2x0 para o Vitória da Conquista, neste sábado, no Estádio Lomanto Júnior, no interior da Bahia.
Bastante modificado em relação à base que disputou o Campeonato Alagoano, desentrosado e sem ritmo de jogo, o time azulino não conseguiu mostrar um bom futebol em Vitória da Conquista e começa a competição ocupando o último lugar do grupo A4, após duas rodadas realizadas - ele tem um jogo a menos.
O Azulão sofreu um gol logo no início da partida e não conseguiu jogar o suficiente para chegar ao empate. No segundo tempo, na base do esforço individual de alguns jogadores, ainda chegou a criar algumas chances, mas não acertou na finalização e ainda acabou levando o segundo gol.
A liderança pertence ao Sergipe, que havia vencido o Vitória da Conquista na abertura da competição e neste sábado arrancou um empate de 1x1 diante do Botafogo-PB, em João Pessoa. Com a vitória sobre o representante de Alagoas, o time baiano pula para o segundo lugar, com 3 pontos, seguido pelo Botafogo, com 2 e pelo Juazeirense-CE, com um ponto.
O Azulão agora vai aguardar o término do período de recesso provocado pela realização da Copa das Confederações para buscar a reabilitação na competição. Seu segundo jogo será no Estádio Rei Pelé, no dia 7 de julho, diante do Bota-PB. O Vitória folgará na 3ª rodada e só voltará a atuar no dia 14 do próximo mês, recebendo em casa a equipe do Juazeirense.
O jogo
O jogo começou com o CSA tentando o gol e foi dos pés do volante Elyeser que o goleiro Augusto teve que praticar a defesa em dois tempos. Porém, no lance seguinte, aos 4 minutos, houve falta para o Vitória da Conquista e após bate-rebate na grande área azulina o meia Thales finalizou de primeira para vencer o arqueiro Flávio e abrir o placar.
O CSA, com o time bem modificado em relação ao que disputou o Campeonato Alagoano, sentiu o impacto do gol sofrido assim que a bola rolou tanto que pouco exigiu do arqueiro Augusto após a conclusão de Elyeser quando a partida ainda estava 0x0.
Da parte do Vitória da Conquista, a vantagem obtida nos primeiros minutos fez com que se fechasse na defesa e passasse a jogar no erro do adversário. O CSA até que passou a prender mais a bola no ataque a partir dos 30 minutos, mas sem finalização.
No 2º tempo o técnico Beto Almeida ousou ao trocar o volante Robson por Wilson antes dos 15 minutos. Isso fez com que o CSA passe a ser um time bastante ofensivo, com três atacantes. Porém, a deficiência do 1º tempo na finalização prosseguiu e quanto acertou o alvo encontrou o goleiro Augusto bem colocado.
E para piorar a situação, aos 27 minutos o Vitória da Conquista encaixou um rápido contra-ataque puxado pelo meia Thales, que lançou o volante Júnior Gaúcho e este achou o atacante Daniel, que acabara de entrar, bem colocado para primeiro driblar o goleiro Flávio e depois tocar para o fundo da meta.
Com a partida sob seu domínio, o Vitória da Conquista pôde ter feito mais um gol não fosse o reserva Jhon Jhon ter sido atrapalhado por Flávio no momento da finalização aos 42 minutos. E nos acréscimos, que na etapa complementar teve quatro minutos, Alex Henrique, após driblar dois adversários, parou nas mãos do arqueiro Augusto, desperdiçando mais uma chance de gol para o Azulão. A partir daí foi esperar o apito final do árbitro Wanderson Alves de Sousa.