O início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite será neste sábado (8), com o Dia D de Mobilização em todo o país. Em Alagoas, a meta é vacinar 95% de 249.328 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o que corresponde a 236.862 crianças. A campanha se estende até o dia 21 de junho e é realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. O Zé Gotinha, mascote da campanha, vai estar presente em postos para lembrar aos pais a importância da vacinação.
Entenda a campanha
Em 2012, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças no Brasil, o que representou 99% do público alvo. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam da campanha.
Já neste ano, o público alvo a ser vacinado na campanha é a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (quadro abaixo).
Calendário básico de vacinação
Sequencia para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite
Idade Qual a vacina
2 meses - Vacina inativada poliomielite – VIP (injetável)
4 meses - VIP
6 meses - Vacina oral poliomielite (atenuada) – VOP (oral)
15 meses - VOP (reforço)
Vacina oral
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.