gazetaweb //
jamylle barbosa e jhonatas maresia
Um boato que se espalhou entre os beneficiários do programa Bolsa Família em Maceió resultou em tumulto e confusão no início da noite deste sábado (18), quando milhares de pessoas se dirigiram aos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro do benefício.
De acordo com os usuários, informações divulgadas davam conta de que o programa seria extinto pelo Governo Federal e o último dia para fazer a retirada do dinheiro seria este sábado.
Nas agências da Caixa localizadas na Gruta de Lourdes, no Benedito Bentes, na Mangabeiras e no Farol, é grande a concentração de pessoas, vindas de diversos bairros da capital, o que tem chamado a atenção até mesmo dos bandidos, que estão aproveitando para furtar os beneficiários.
A promotora Marluce Falcão, que é responsável pela fiscalização do programa por meio do Ministério Público Estadual (MPE) e esteve no Shopping Pátio Maceió para conversar com os beneficiários que se encontravam no local, o boato teve início pela internet e se espalhou rapidamente entre a população.
"Eu estou com medo do que possa acontecer se todos os beneficiários de Maceió decidirem ir às agências bancárias. Aqui no Pátio Maceió a cada minuto chega mais gente, está até difícil de circular e de sair do shopping. Eu conversei com algumas pessoas para explicar que a história não procede, mas tem muita gente aqui, não é possível controlar. Já falei também com a administração do shopping para que eles fizessem alguma coisa para evitar mais tumulto", afirmou a promotora.
Eudes Maria Lins foi uma das beneficiárias que se dirigiu a uma lotérica da capital para retirar o benefício. Ela chegou ao local às 19h e contou que a grande quantidade de pessoas no local já havia resultado em briga entre os beneficiários. "Eu soube que o programa seria cancelado aí vim sacar o dinheiro. Tem muita gente aqui e já teve até briga' afirmou a dona de casa.
Por meio da assessoria, a Caixa Econômica Federal também negou a informação espalhada entre os beneficiários.
Nota oficial
Em nota oficial, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, esclarece que o Programa Bolsa Família continua ativo em Maceió. Os benefícios continuam sendo pagos normalmente e não há nenhuma suspensão ou alteração no modo de pagamento do Programa Bolsa Família, que é uma das ações do Governo Federal.
"MDS desmente suspensão do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."