29/09/2025 01:59:13

Saúde
17/05/2013 20:05:49

Aumento no número de casos de coqueluche deixa a população em alerta

Aumento no número de casos de coqueluche deixa a população em alerta
Foto ilustrativa

correiodealagoas //

jessica maia

 

O número de casos de coqueluche cresceu no estado de Alagoas. Já foram notificados 62 casos da doença e 14 deles foram confirmados somente neste ano, sendo a maioria deles em crianças menores de um ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), o estado registrou aumento dos casos nos últimos anos.

 

A coqueluche é uma doença respiratória que pode levar a morte. Principalmente em crianças e idosos, ela pode evoluir para quadros graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação. Seus sintomas duram cerca de seis semanas e podem ser confundidos com os da gripe. Começam com febre baixa, coriza, espirros, mal estar e depois evoluem para tosse mais repetida que dificulta a respiração.

 

Segundo Claudeane Nascimento, gerente do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, a Secretaria de Saúde do Estado vem desenvolvendo todas as medidas frente a todos os casos. Ela acredita que em 2013 as notificações aumentaram por causa das capacitações que estão sendo feitas para os profissionais de saúde.

 

Em Maceió houve um registro de 28 notificações da doença, somente na primeira semana de maio. Seis casos foram confirmados. Porém, essa doença pode ser evitada por meio da vacina tríplice clássica disponível pelo SUS nos postos de saúde para crianças de 2 meses a 5 anos de idade.

 

Thaise Barreto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da capital, advertiu que a criança deve tomar três doses da vacina até o primeiro ano de vida, pois existem casos em que a criança que tomou apenas duas doses teve coqueluche. Assim, a coordenadora destacou a importância da atualização do cartão de vacina.