29/09/2025 02:00:24

Saúde
17/05/2013 08:26:02

Entenda os efeitos colaterais do uso inadequado de anabolizantes

Entenda os efeitos colaterais do uso inadequado de anabolizantes
Netinho: vitima dos anabolizantes

tribunahoje //

srzd

 

O cantor baiano Netinho, internado no Hospital Sírio Libanês, apresentou um sangramento no fígado, o que segundo os médicos foi causado pelo uso excessivo de anabolizantes. O caso do artista se repete diariamente nos hospitais, principalmente em jovens que querem ver os músculos crescerem rapidamente.

 

O cantor segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo boletim médico divulgado na última terça-feira, o cantor está em estado grave, mas apresentou melhora clínica e laboratorial e já respira sem ajuda de aparelhos.

 

Os anabolizantes podem ser administrados por via oral ou por injeções. Segundo o professor Alexandre Vieira, mestre em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social/UNIBAN, uma vez na corrente sanguínea, as moléculas da droga circulam em todo o organismo, penetrando nas células e nos músculos.

 

"A principal ação é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido. Mas essa é apenas uma das mudanças provocadas pelas 'bombas'. Mais corretamente chamadas de esteroides anabolizantes, elas são drogas artificiais, cujo ingrediente-chave é uma imitação da testosterona, o principal hormônio masculino. Existem mais de 20 tipos de anabolizantes para uso oral ou injetável. Depois de entrar no organismo, os esteroides invadem certas células - como as musculares e as do fígado - e provocam alterações bioquímicas", explicou.

 

O especialista explicou ao SRZD que o uso de anabolizantes é indicado apenas em alguns casos para pessoas com doenças neurológicas que afetam os músculos, idosos que precisam de reposição de testosterona e pessoas que sofrem certos tipos de anemia.

O uso das substâncias pode ainda desencadear uma intensa mudança no ritmo do sistema nervoso simpático, que regula a contração dos vasos, na aceleração dos batimentos cardíacos e na concentração do hormônio noradrenalina no sangue. Essas modificações aumentam o esforço do coração para bombear o sangue.

 

Confira os principais efeitos colaterais, listados pelo especialista:

 

Nos homens
- Ginecomastia - Desenvolvimento das mamas nos homens;
- Função sexual reduzida e infertilidade temporária;
- Atrofia testicular: como a maioria da massa do testículo tem com função o desenvolvimento do espermatozoide, o tamanho dos testículos geralmente retorna ao tamanho natural quando a espermatogênese recomeça, algumas semanas após o uso do esteróide anabólico ser cessado.

 

Nas mulheres
- Pelos do corpo crescem
- Voz fica mais grave
- Aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana)
- Diminuição temporária nos ciclos menstruais