29/09/2025 01:58:52

Municípios
16/05/2013 09:46:35

Oito cidades alagoanas podem não receber repasse do FPM em maio

Oito cidades alagoanas podem não receber repasse do FPM em maio
Relação das cidades atingidas com corte do FPM

tudonahora //

 

Oito municípios alagoanos estão entre as mais de 300 cidades que podem não receber o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês. Na lista divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta quarta-feira (15), aparecem, entre 197 do Nordeste, Satuba, São Brás, Santana do Ipanema, Jacuípe, Santa Luzia do Norte, Feira Grande, Colônia Leopoldina e Belém. Segundo a Confederação, a maioria dos municípios está com a verba suspensa por irregularidade no Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Púbilco (Pasep).

O recurso está bloqueado por inadimplência e pode não ser usado caso as pendências não sejam regularizadas. Por este motivo, diversos gestores têm procurado orientação junto ao departamento de finanças da CNM. A entidade esclarece: a Constituição Federal determina – no artigo 160, Parágrafo Único – que a entrega do FPM pode ser condicionada à regularização de débitos junto ao governo federal e suas autarquias.

Para a CNM, o bloqueio no repasse dos recursos do Fundo somado ao cenário de forte seca que a região tem enfrentado pode prejudicar ainda mais esses municípios. A entidade ainda alerta que o município que está com a cota do Fundo retida deve procurar o órgão regional responsável pela retenção.

No caso de débitos Previdenciários e os relativos ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o Município deve regularizar a situação na Delegacia Regional da Receita Federal do Brasil (RFB) de sua jurisdição.

Conforme informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Delegacia Regional repassará as informações necessárias à RFB em Brasília, que vai providenciar a liberação dos recursos. Estes estarão disponíveis aos entes no 1.° dia útil subsequente à autorização da RFB ao Banco do Brasil S.A.