alagoas24horas //
ascom semas
Dia 15 de Maio é comemorado o Dia do Assistente Social. Mais de 200 profissionais da área atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e contribuem para mudar os rumos das políticas sociais no município de Maceió. O assistente social é o profissional graduado em curso superior de Serviço Social responsável pela aplicação da política pública social e a efetiva garantia de direitos da criança, adolescente, jovem, idoso, mulher e deficientes.
Cerca de 200 assistentes sociais trabalham na Semas nas diversas diretorias e coordenações. Eles têm a função de implementar os serviços socioassistenciais voltados a indivíduos, às famílias e a diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade e risco.
Entre estes profissionais encontra-se Wellida Santos, coordenadora geral de Benefícios Assistenciais da Semas. Ela é assistente social há seis anos e a escolha pela profissão se deu quando ela tinha apenas 15 anos de idade. Wellida ainda não sabia como era o trabalho de assistente social, e conheceu a profissão por meio das amigas da mãe dela, que já eram profissionais da área.
“Eu não poderia escolher profissão melhor. Nunca tive dúvidas do que eu queria ser desde os 15 anos. Eu ainda não tinha a devida noção da profissão de fato, mas já achava um trabalho magnífico”, diz Wellida.
Segundo ela, as pessoas ainda têm muitas dúvidas com relação à função do assistente social. Ela explicou que a assistência social é trabalhada como uma política pública de direito e não como assistencialismo ou caridade.
“Nós trabalhamos com pessoas, cada uma delas com suas particularidades, mas fazendo por onde elas tenham seus direitos como cidadãos garantidos. A gente lida diretamente com o usuário, com a vida dele”, argumentou.
Sobre o dia de hoje, a assistente social foi enfática ao falar da valorização do profissional. De acordo com Wellida, o que os assistentes sociais precisam é da valorização profissional. “As pessoas valorizam o serviço, valorizam os programas, mas é preciso valorizar o trabalho dos profissionais, que são as pessoas mais interessadas em que os serviços funcionem. O usuário é a pessoa que mais precisa do serviço, mas os mais interessados que o problema dele seja resolvido somos nós”, declarou.
O tempo passou e Wellida nunca desviou do seu objetivo de ser Assistente Social. “Hoje eu digo que, mesmo como todos os problemas, como existem em qualquer outra profissão, é maravilhoso ser assistente social e, principalmente, dentro da Secretaria, porque aqui a gente tem o presente de conhecer tantos serviços e programas, e conhecer de perto a própria política da assistência social. A melhor gratificação pelo nosso trabalho é saber que nós contribuímos para a mudança nas vidas das pessoas”, disse Wellida.
A secretária de Assistência Social, Juliana Vergetti, destacou que o profissional do Serviço Social tem grande importância na consolidação da política municipal de assistência social.
“Queremos parabenizar estes importantes profissionais que contribuem com a política pública de garantia de direitos. A Secretaria de Assistência Social só tem a ganhar com a contribuição destes profissionais no quadro municipal”, destacou Juliana Vergetti.