29/09/2025 02:01:21

Municípios
15/05/2013 15:49:23

Coveiro 'limpa' sepultura e despeja restos de caixão na porta de cemitério

Coveiro 'limpa' sepultura e despeja restos de caixão na porta de cemitério
Fato iusitado em Capela

tudonahora //

 

Uma ação no mínimo inusitada de um coveiro no cemitério da cidade de Capela causou estranheza aos moradores que passaram pelo local na última segunda-feira (13). De acordo com a prefeitura, o profissional, que ainda não teve o nome revelado, retirou o que ele chamou de “pedaços de caixão” de uma cova para dar espaço a outro enterro.

 

O assessor do prefeito, Genivaldo Caetano da Silva, disse ao TNH1 que o coveiro confessou o ocorrido e, durante o procedimento, acabou deixando à mostra os “restos” de um enterro anterior no cemitério. “Foi um descuido dele. E nós abrimos um processo administrativo para apurar o que realmente aconteceu. Ainda hoje, inclusive, ele vai prestar esclarecimentos na delegacia sobre o ocorrido”, observou.

 

No entanto, segundo o assessor, a prefeitura só tomou conhecimento do caso nessa terça-feira (14) e como já havia sido feita a coleta do lixo, não se encontrou nenhum pedaço de caixão abandonado no cemitério.

 

De acordo com o capitão Guilherme, da 4ª Companhia da Polícia Militar, uma guarnição chegou a ser encaminhada ao local, já no dia seguinte ao fato, e apurou que um funcionário do cemitério acabou expondo pedaços de caixão velho e ossos na porta do cemitério, mas também não conseguiu encontrá-los. O oficial disse ainda que a PM não foi acionada e não acompanhou nenhuma retirada de material do cemitério. Segundo ele, inclusive, é garantido por Lei que os restos mortais sejam resguardados no local do enterro.

 

Apesar de a polícia e a prefeitura não terem encontrado o material que o coveiro retirou da cova, um morador, que pediu para não ser identificado, disse que os pedaços de caixão e os ossos foram recolhidos por um trator, que na sequência os despejou no lixão da cidade. “Dava para sentir o mau cheiro pela rua quando ele passou”, ressaltou. Na manhã desta terça-feira (14), segundo ele, o local que serve como depósito de lixo no município recebeu muitos moradores da cidade indignados com a situação.

 

Nesta quarta-feira (15), o Capitão Guilherme disse que também foi enviada uma guarnição para o lixão para averiguar o caso, mas também não foi encontrada nenhuma ossada humana no local.