Se os investimentos dos governos federal e estadual para servir a comunidade de União dos Palmares fossem analisados pela ótica do pessimismo ou da especulação, seria óbvio concluir que o município está submisso ao abandono dos órgãos competentes, cuja atitude reflete diretamente no contribuinte que aguarda o cumprimento constitucional que determina o retorno dos impostos em benfeitorias para o povo.
Agência do INSS
Inaugurada em clima de campanha política, a sede do INSS de União dos Palmares que foi planejada para atender parte da região da zona da mata entrou em reforma antes de completar dez anos de inaugurada, obrigando os segurados a se deslocar de União dos Palmares e Santana do Mundaú até Murici e São José da Laje (onde o órgão previdenciário mantém agencias funcionando), onerando desta maneira a economia dos que necessitam dos serviços do órgão previdenciário.
Não existe uma explicação aceitável para a reforma do INSS que, segundo o advogado Bruno Monteiro informou que a ouvidoria do órgão respondeu a uma argüição formulada por ele que ‘a agência do INSS de União dos Palmares está funcionando normalmente’. Para a ótica de muitas pessoas, isto é uma falta de respeito ao contribuinte brasileiro e pratica de propaganda enganosa.
Caixa Econômica Federal
Outro fato que causa revolta e desconforto aos usuários diz respeito as atuais dependências da agência da Caixa Econômica Federal localizada no centro da cidade no mesmo prédio onde funcionava o extinto Banco do Estado de Alagoas – Produban.
Em dia de pagamento, se observa dezenas de cadeirantes, gestantes, idosos e enfermos em fila na parte externa da agência, sujeitos a chuva e ao sol forte a espera do acesso ao interior da agência. Isto, sem contar os finais de semana quando a instituição (que agora tem a adesão do Banco do Brasil em falhas semelhantes) não repõe dinheiro em seus caixas eletrônicos causando prejuizos e desconforto aos correntistas. Para finalizar o absurdo, outro modalidade que esta-se tornando comum é o trancamento da porta principal da que e impede o acesso até para uma simples verificação de saldo. Tudo isto sem falar nos constantes disparos do alarme eletrônico que aciona a policia qualquer hora do dia ou da noite. Informações dá conta que nenhum funcionário da instituição reside na cidade.
Segundo apurou a reportagem, a Superintendência Regional do órgão há cerca de um ano manteve contato com o empresário Mauricio Amorim oportunidade em que teria apresentado uma proposta de locação referente as dependências da atual Construagro hoje funcionando como loja de material de construção e produtos veterinários. As propostas foram acordadas se sucederam diversas vistorias da engenharia da empresa ocasionando laudos favoraveis, que esbarram na burocracia da Caixa Econômica Federal. Este fato é confirmado pelo próprio Dr. Mauricio Amorim, que ainda informa que a loja objeto de desejo da Caixa e de milhares de correntistas hoje dispõe de mais de 800 metros quadrados já beneficiados com lajeamento.
Enquanto os ‘dinâmicos’ executivos das duas instituições – INSS e Caixa Econômica Federal - (que não têm cobrança política pelo fato dos representantes na esfera estadual do município demonstrar publicamente apatia pelos absurdos), o contribuinte principalmente os idosos e cadeirantes – começam a sentir os efeitos do inverno.
Por fatos desta natureza, a comunidade espera o discurso de nossos políticos que certamente serão candidatos a cargos eletivos em 2014.
editoria //