29/09/2025 00:26:05

Esportes
09/05/2013 07:23:41

Copa do Brasil: ASA se classifica nos pênaltis para a terceira fase

Copa do Brasil: ASA se classifica nos pênaltis para a terceira fase
Pênalti defendido que deu a classificação ao ASA

gazetaweb //

francisco cardoso e claudemir araújo

 

O ASA está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil nos pênaltis (4x3) após perder para o Ceará por 3x0, que devolveu o placar da derrota sofrida em Arapiraca na semana passada.

Anotaram neste segundo jogo, realizado na noite desta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o zagueiro Rafael Vaz e os atacantes Pingo e Mota.

Agora o ASA vai enfrentar o vencedor de Flamengo x Campinense.

O jogo - Sabendo que precisava golear, pois sofreu 3x0 em Arapiraca (AL), o Ceará foi pra cima assim que o árbitro Antônio Dib Moraes apitou o início da partida. E o que se viu foi um verdadeiro rolo compressor contra o Fantasma de Alagoas, que começou a se traduzir em vantagem para o alvinegro alencarino já aos 8 minutos de jogo.

Em falha coletiva da defesa do ASA, em lance que começou com cobrança de escanteio, o atacante Magno Alves dominou a bola e faz o centro para o zagueiro Rafael Vaz cabecear para o fundo da rede.

Encolhido em seu campo, o ASA foi sendo bombardeado e só tentava reação na bola parada, nas poucas faltas que teve a seu favor e que foram batidas pelo zagueiro Tiago Garça. O meia Thallysson, antes de dar lugar ao volante Jorginho, chegou a obrigar o goleiro Fernando Henrique a praticar difícil defesa, mas seus companheiros de ataque não souberam aproveitar o rebote.

Já o Ceará, rápido e perigoso, chegou ao segundo gol aos 32 minutos e que mais uma vez contou com a participação de Magon Alves, que serviu ao atacante Pingo para tocar certeiro, em diagonal, já dentro da área adversária, lado direito.

ASA só resolveu tomar atitude ofensiva nos minutos finais do 1º tempo, porém sem sucesso.

No 2º tempo o ASA começou com outra postura, pois avançou seu time. Isso fez com que o alvinegro arapiraquense passasse a rondar a área do Ceará e criou algumas chances para diminuir o placar.

Mas o atacante Magno Alves voltou a desequilibrar. Não fez nenhum gol, porém participou de todos. E no último, aos 20 minutos da etapa complementar, deslocou-se pelo lado direito e ao perceber que Mota acompanhava o lance preferiu dar o passe para seu companheiro de ataque quando o goleiro Gilson saía para tentar a defesa. Só que a bola caiu na cabeça de Mota, que escorou para o fundo da rede.

No reinício da partida, Pedro Silva, tendo à sua frente apenas o goleiro Fernando Henrique, perdeu a maior oportunidade do ASA no jogo para fazer o gol que evitaria as cobranças de pênaltis.

O Ceará voltou a encurralar o ASA principalmente após os 30 minutos e ainda acertou a trave da equipe arapiraquense em finalização do atacante Luiz Henrique. Mas o ASA suportou a pressão e, apesar de ter encerrado a partida com um jogador a menos porque o volante Cal foi expulso aos 25 minutos do 2º tempo, levou a decisão para os pênaltis.

Nos pênaltis, Ceará abre vantagem, mas o ASA vira e se classifica diante de um estádio lotado - O jogo foi encerrado aos 49 minutos e diante de um estádio lotado o ASA abriu as cobranças de pênaltis, com o atacante Léo Gamalho convertendo. Na sequência das cobranças do time arapiraquense, Pedro Silva também fez o seu. O ritmo foi quebrado na terceira cobrança, quando o zagueiro Tiago Garça chutou para defesa do arqueiro Fernando Henrique.

Porém, o Ceará viria a desperdiçar as duas últimas cobranças, com o atacante Pingo, que marcou no tempo normal, tocando para a linha de fundo, e o zagueiro Rafael Vaz, que abriu o placar, finalizou para a defesa do goleiro Gilson. Se este último jogador tivesse convertido as cobranças iriam para a série extra.

Converteram para o ASA, na sequência, os jogadores Léo Gamalho, Pedro Silva, Osmar e Chiquinho Baiano. Para o Ceará, Mota, Ricardinho e Vicente.