O Juizado da Infância e da Juventude de União dos Palmares através do Juiz Ygor Vieira de Figueiredo divulgou nota com a imprensa noticiando que entre os dias 13 e 17 de maio acontecerá a Semana de Combate a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município, cujo evento contará com a participação de órgãos municipais, estaduais e comunidade.
A vasta programação que começou hoje dia 13 (segunda feira) e será transmitida por um ‘pool’ das emissoras locais que durante duas horas devem informar as ações a serem realizadas durante a semana e informar a comunidade as redes de proteção e/ou abordar um trema referente a violência dos direitos. Em seguida, haverá panfletagem informando o número telefônico 100 que a partir da data estará a disposição da comunidade para denuncias relativas ao abuso contra os menores. Ainda estão previstas palestras ilustrativas proferidas pelo pessoal do PSE (Programa de Saúde nas Escolas).
No dia 14 o CREAS/CRAS proporcionará, direcionado aos grupos de crianças, jovens, gestantes e idosos das famílias atendidas pela entidade grupos de leitura, evento que contará com a participação da Secretaria da Cultura que terá como tarefa divulgar textos informativos sobre os direitos e as rede de proteção para crianças e adolescentes. Alguns eventos serão transmissão ao vivo pelas emissoras de rádio da cidade.
No dia 15, com a participação do Poder Judiciário, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação será divulgado junto a população o trabalho das redes de proteção a Crianças e aos Adolescentes, além da participação de pessoas envolvidas com a causa. Está prevista também panfletagem divulgando a importância para a sociedade dos órgãos de proteção aos menores e do número 100. A panfletagem será em pontos estratégicos da cidade. Os promotores do evento – primeiro do gênero na cidade – participação de um programa de rádio na emissora Zumbí dos Palmares.
Na mesma data acontecerão palestras educativas com a participação da Data Show e a exibição de vídeos e banners.
Consta na programação para o dia 16 (quinta feira) uma roda de conversações com a participação do Poder Judiciário, Agentes de Proteção e Policia Militar que vão realizar buscas e apreenssões de prováveis menores infratores nos bares, motéis e BR-104. Também haverá palestras na sede do CREAS direcionadas a adolescentes com participação do LA e PSC sobre a importância da utilização do disque 100.
Finalmente no dia 17 haverá Grupo de Leitura e Panfletagem encerrando o evento.
redação //
assessoria