emergência190 m//
paulo silver
Os resultados de CRB e CSA no fim de semana confirmaram a esperança que os torcedores tinha já há algum tempo. Quinze anos depois, o clássico das multidões decidirá o campeão alagoano.
Em 2002, o clubes da capital jogaram a ultima partida do campeonato disputando o titulo, mas o sistema da fase final era um quadrangular, deixando de ser assim uma decisão propriamente dita. CRB precisava apenas de um empate, e se consagrou campeão após a vitória por 2 a 0.
A última decisão, no sistema de mata-mata e com jogo de ida e volta, aconteceu em 1998. Onde o CSA foi campeão depois de uma vitória por 2 a 0 e um empate por 2 a 2. A queda de rendimento, por problemas de gerencia do clube, e o crescimento do futebol no interior resultaram na ausência do clássico nas decisões.
ASA, Coruripe, Murici e Corinthians-AL se revezaram nas finais, deixando sempre um dos dois times de massa fora. Nesse período CRB e CSA ergueram a taça duas vezes cada, o time do mutange ganhou em 1999 e 2008, o da pajuçara em 2002 e 2012.
Depois de anos complicados, chegou a hora do reencontro dos dois maiores times do Estado. O Galo da Praia busca seu bi-campenoato, o Centro Sportivo Alagoano tenta ganhar o titulo no ano de seu centenário. Quem gosta de futebol agradece e comemora a volta do clássico a uma decisão.