Desde a ultima quarta feira, a água do Riacho Sueca (afluente do Rio Mundaú mais próximo da Estação de captação do SAAE de União dos Palmares no Bairro da Várzea Grande) vem apresentando uma coloração preta e avermelhada, obrigando a engenharia química da empresa adicionar mais produtos e a determinar a lavagem constante nos filtros de decantação, fato que, segundo o Bacharel Marcos Pedrosa Diretor da instituição, está ocasionando o racionamento na distribuição da água para alguns pontos da cidade.
‘Ao longo destes anos de SAAE nunca tinha visto coisa semelhante. No inverno, sempre ocorre a necessidade se ser adicionado mais produtos na água para o tratamento para evitar a cor do liquido popularmente amarelado conhecido como ‘água barrenta’ cuja cor este ano recebeu a visita indesejada das cores preta e avermelhada provavelmente oriunda da vegetação, detalhe que já esta sendo analisado pelo setores competentes, e acredito que em curto espaço de tempo o abastecimento será restabelecida’ disse o Dr. Marcos.
O local do encontro das águas do afluente com o Rio Mundaú lembra o estado de Manaus onde se encontram os Rios Negro (cuja água é preta) e Solimões (de água normal) e pode estar a explicação para o fenômeno: a água preta com espaços vermelhos deve ser proveniente de alguma vegetação que nasceu no leito do riacho que durante a seca ficou vazio. Para o químico da empresa Dr. Adelmo, ‘o liquido após o tratamento está descontaminado e nele não existe nenhum resíduo de bactéria de qualquer origem. Com relação ao ‘racionamento’ que a comunidade está reclamando se dá ao fato da necessidade na diminuição da distribuição para o o tratamento, porém, daqui a mais algumas horas, o impasse será resolvido’ afirmou o químico.
editoria //