G1-al //
A seca que atinge algumas regiões do estado levou a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a adiar o início da vacinação contra a febre aftosa em Alagoas. Pelo novo calendário, a imunização do gado, que começaria no dia 01 de maio, terá início no dia 01 de julho e se estenderá até o final do mês.
De acordo com o diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima, em virtude da estiagem no estado, os animais não estão em condições de receber a imunização. “Solicitamos autorização para transferir a data porque acreditamos que em julho os animais já terão um escore corporal [avaliação que atesta o estado nutricional] capaz de receber a vacinação e atingir o grau de imunidade esperado”, explica.
A vacinação é feita em duas etapas no ano e deve ser aplicada nos animais a cada seis meses, mas, segundo Marcelo Lima, o aumento do intervalo de tempo entre a última vacinação e a próxima não deixará o gado vulnerável. “Não temos nenhuma preocupação com isso porque nós temos uma garantia de cobertura acima de seis meses. Esses noventa dias estão dentro da nossa margem de segurança”, assegura o diretor-presidente da Adeal.
O novo calendário não interfere na data da aplicação da próxima dose da vacina, que permanece prevista para o mês de novembro, seguindo o calendário nacional. “Nós estamos alterando a primeira dose apenas em função de uma circunstância nova. O calendário oficial continuará sendo seguido”, completa Lima.
Os produtores que precisarem transportar animais de Alagoas para outros estados deverão solicitar a autorização da Adeal para fazer a vacinação imediata, a partir do dia 1º maio.
Para mais informações, os interessados devem ligar para o Disque Aftosa pelo número: 0800 082 0040.