G1-al //
tv gazeta
Uma estudante de 13 anos, de uma escola particular localizada no bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió, foi a vice-campeã nacional do concurso de redação dos Correios. Nicoly de Souza Oliveira, cursa o 9º ano e também venceu a etapa estadual, ficando em primeiro lugar. "Não esperava nem que o professor da minha sala gostasse da minha carta. Foi uma surpresa ficar em segundo lugar na etapa nacional", comemora a estudante.
A estudante adaptou o tema do concurso, que era sobre a Água e escreveu sobre as dificuldades encontradas pelo povo sertanejo no interior de Alagoas. "Meu professor me ajudou muito. Ele sugeriu que eu falasse sobre as dificuldades que o pessoal enfrenta no Sertão. E foi maravilhoso", afirma.
família está orgulhosa com as duas conquistas da estudante. "Nós sempre acompanhamos e ajudamos quando ela tem dificuldade nas matérias. Nós estamos emocionados com a conquista", diz Clodoaldo de Oliveira, pai de Nicoly.
Segundo a coordenadora da escola, esta é a segunda vez que um aluno se destaca neste concurso de cartas. "Vencemos no ano passado a etapa estadual e este ano a Nicoly nos encheu de orgulho que ficou em segundo lugar na etapa nacional. Estamos no caminho certo", afirma Clecy Lima.
Para a direção dos Correios em Alagoas, o concurso é uma forma de estimular a escrita entre os jovens numa era digital. "Com isso nós podemos estimular os jovens e estimular a escrita de carta", diz o diretor Carlos Bastos da Rocha.