29/09/2025 03:44:30

Economia
23/04/2013 11:22:31

Em Alagoas, menos de 50% dos contribuintes declararam o IR

Em Alagoas, menos de 50% dos contribuintes declararam o IR
Ilustração

tribunahoje //

alain lisboa

 

O prazo final para a entrega das declarações de imposto de renda do exercício 2012 termina no próximo dia 30. A estimativa do órgão para Alagoas é de receber até lá 211 mil declarações. Em nível nacional, a Receita aguarda 26 milhões.

 

Até ontem, menos da metade do número estimado pela Receita Federal preencheu o formulário disponibilizado pelo órgão. Cento e dois mil contribuintes alagoanos tinham feito a declaração até ontem.

 

Em nível nacional a proporção se assemelha: das 26 milhões esperadas, 13 milhões e 439 mil foram recebidas. Apesar do dado, Sebastião Cardoso acredita que o número será, inclusive, superado até o final do prazo. “Sempre tem ultrapassado o número esperado”, disse. A não declaração acarreta no pagamento de multa, que varia de R$ 165,74, à 20% do tributo devido.

 

Sobre a restituição, o supervisor do imposto de renda garantiu que a partir do dia 16 de junho será remetido o primeiro lote de restituição do imposto de renda.

 

Hackers

 

O spam, criado para fins publicitários através e-mails, tornou-se a principal arma de hackers em busca de informações privilegiadas de particulares. Sem a devida informação, a vítima do golpe pela internet pode ser qualquer um. Em tempos de entrega de declaração do imposto de renda, os espiões do cyber-espaço enviam links que são porta de entrada para vírus e outros programas maliciosos, em nome da Receita Federal.

 

Mas, há sete dias para o prazo final das entregas da declaração, até agora, em Alagoas, a Receita Federal não recebeu reclamação de internautas.Bem atento, o empresário João Roberto conta ter recebido há duas semanas um e-mail de um remetente que se dizia ser da Receita Federal, mas logo desconfiou do caráter da mensagem. “Ele me pedia meus dados bancários, número da agência, da conta. Eu desconfiei, logo vi que era uma enrolada e exclui o e-mail”, disse.

 

A atitude de João Roberto deve ser a mesma para todas as pessoas que receberem e-mail da instituição, segundo o supervisor do Imposto de Renda, Sebastião Cardoso.

 

“A Receita Federal não envia e-mails para ninguém. Se o contribuinte clicar no link, ele corre o mesmo risco que correria se clicasse em qualquer outro spam malicioso mandado por terceiros. Eles têm a finalidade de pesquisar uma conta bancária sua, destruir arquivos do computador, entre outras informações que vemos na imprensa”, comentou Cardoso.

 

Até a Jorgraf, Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas, foi alvo dos hackers. No e-mail, o remetente – que não pôde ser identificado – intitula a mensagem como uma “intimação” da Receita Federal. Depois de um texto emotivo, os fraudadores disponibilizam links que eles identificam como documentos com número de protocolo e recibo de entrega de divergências (falsas) de declarações anteriores. São por esses links que os vírus se instalam no computador.