29/09/2025 03:44:30

Justiça
23/04/2013 11:06:37

Acusados de duplo assassinato, irmãos 'boiadeiros' têm julgamento transferido para Maceió

Acusados de duplo assassinato, irmãos 'boiadeiros' têm julgamento transferido para Maceió
Foto Ilustrativa

cadaminuto //

anna cláudia almeida e vanessa siqueira

 

Os desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas decidiram transferir, de Batalha para uma das Varas Criminais de Maceió, o julgamento de José Anselmo, Thiago Ferreira, José Marcos e José Márcio, conhecidos como ‘Irmãos Boiadeiros’. Eles são acusados de um triplo homicídio ocorrido em 2006 na praça matriz da cidade.

 

O julgamento já havia sido transferido de Batalha para Arapiraca, mas o relator do processo, desembargador Sebastião Costa Filho, alegou que devido a proximidade das comarcas era preferível a mudança para a capital, sem que pudesse haver interferências ou qualquer dúvidas quanto à imparcialidade do julgamento dos réus.

 

Durante o julgamento, o desembargador Tutmés Airan foi o único a divergir em seu voto. Ele afirmou que não havia nos autos relatos de ameaças, entendendo, desta forma, não haver necessidade de desaforamento.

 

Mesmo com o posicionamento contrário de Tutmés, o Pleno do TJ decidiu por maioria de votos pelo desaforamento para a capital. ‘Preto Boiadeiro’, ‘Pé de Ferro’, ‘Tigrão’ e ‘Baixinho Boiadeiro’ são acusados de disparar contra o carro em que estavam o sargento reformado da Polícia Militar, Edvaldo Joaquim de Matos, 62 anos, Samuel Theomar Bezerra Cavalcante e Theobaldo Cavalcante Neto.

 

Edvaldo Joaquim e Samuel Theomar eram segurança e cunhado, respectivamente, do então prefeito da cidade de Batalha, Paulo Dantas. As duas vítimas acabaram mortas com tiros à queima roupa com mais de dez tiros de pistola automática quando trafegavam nas proximidades de uma boate; já Theobaldo Cavalcante acabou escapando da emboscada.

 

As mortes teriam ocorrido devido desavenças políticas entre as famílias Dantas e Boiadeiro.