ascompoa //
aarão josé
O Instituto Médico Legal de Maceió (IML) transferiu na tarde de ontem (11) suas atividades parcialmente para sua nova sede. A partir de agora os exames de necropsias, que estavam sendo realizados provisoriamente no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), passaram a ser realizados em um prédio administrado pelo próprio IML.
Localizado por trás do antigo IML, no complexo do Centro de Ciências Biológicas (CCBI), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o prédio está sendo completamente reformado para receber os serviços prestados pelo órgão durante a construção da nova sede. Inicialmente foram entregues apenas as salas de necropsia, câmara de refrigeração e um prédio anexo para exames em estado avançado de decomposição.
“Foi a maior conquista conseguida por nossa administração. Agora os médicos legistas, técnicos forenses e os auxiliares de apoio estão trabalhando em um local adequado para suas funções e realizações desse tipo de exames, já que a reforma seguiu todos os critérios técnicos para o seu funcionamento”, afirmou Luiz Mansur, diretor do IML de Maceió.
Mansur ainda explicou que a reforma continua e até o inicio do próximo mês serão entregues as outras salas onde aconteceram os exames de corpo de delito e ginecológicos. A parte administrativa também ganhará novas salas de protocolo, arquivo, antropologia, direção e descanso para os servidores plantonistas.
“Outra novidade é que a câmara de refrigeração foi entregue com uma nova geladeira com capacidade para seis corpos. E com a construção do prédio anexo para exames em decompostos deixaremos de enviar corpos para o IML de Arapiraca uma reivindicações das famílias que muitas vezes tinham que esperar mais de 24 horas para a liberação dos corpos”, comemorou Mansur.
A direção ainda informa que enquanto a reforma completa do prédio não acaba os exames de corpo de delito continuam sendo realizados no hospital Sanatório.