29/09/2025 03:44:42

Justiça
12/04/2013 11:50:04

Juiz da 3ª Vara Criminal de União fala sobre interdição da carceragem da 11ª DRP

Juiz da 3ª Vara Criminal de União fala sobre interdição da carceragem da 11ª DRP
Dr. Antonio Rafel Juiz da 3ª Vara Criminal de União

O Dr. Antonio Rafael Wanderley Casado Juiz da 3ª Vara Criminal de União dos Palmares confirmou nesta sexta feira (12) a TRIBUNA UNIÃO que comunicou ao seu colega Dr. Braga Neto Juiz das Execuções Criminais a relação que lhe foi enviada pelo Delegado Valdecks Pereira contendo o nome de seis presos que estão na carceragem da 11ª DRP estavam dificultando a convivência com os demais colegas de prisão, cujos nomes não foram fornecidos à imprensa.

Provocado a falar sobre o assunto, o Magistrado ainda afirmou já que se encontra em poder do Ministério Público os termos do Oficio do Delegado anexo ao Relatório da Vigilância Sanitária emitido após vistoria no prédio, a quem caberá, se aprouver, tomar as medidas cabíveis que no caso presente seria uma Ação Cível Pública a qual após o julgamento, o prédio pode ser interditado e o Estado convocado a realizar os reparos necessários na Delegacia. A ação seria julgada por um Juiz da área Cível.

‘Na qualidade de Juiz Criminal, não tenho competência administrativa para decretar a interdição e a reforma, cabendo desta forma ao MP tomar as medidas cabíveis, se lhe aprouver’ colocou o magistrado.

Dr. Antonio Rafael Casado quando exerceu a função de Juiz na Comarca de Palmeira dos Índios exercendo a função na área civil, ao julgar idêntica ação proposta pelo MP que comprovou a impossibilidade de funcionamento do prédio, interditou a Delegacia Regional daquela cidade, que atualmente está sendo submetida à reforma e ampliação.

Enquanto não existe uma manifestação oficial sobre o problema, continua tenso o clima na carceragem da 11ª DRP provocado pelos prelos acusados de cometer delitos e que aguardam decisão judicial. Entre eles, se comenta, existe uma divisão de opiniões, pelo fato de alguns deles não ter parentes em Maceió e Arapiraca onde se localizam as penitenciárias; O problema tem como agravante com a possibilidade de alguns deles cumprir pena no Presídio do Agreste que será inaugurado em agosto. Atualmente, a Delegacia Regional de União dos Palmares abriga 42 presos em duas celas em ambiente insalubre.

editoria //

 

 


Galeria