Uma ligação da jornalista Olivia Medeiros recebida as 12:55 horas desta sexta feira (29) feita da sala de recepção do IML de Maceió dá conta de que 12 corpos estão a espera de liberação neste momento no maior necrotério de Alagoas, alguns já em estado de decomposição, inclusive o da assessora da Defesa Civil de União dos Palmares Cleria Lilian Vilas Boas conhecida como Kelly de 37 anos de idade encontrada morta na tarde de ontem na residência de um parente na Rua Edgar Sarmento no centro da cidade.
Emocionada e chorando bastante, a jornalista disse que ‘o corpo de Kelly já começa a apresentar estado de decomposição. Seu rosto a exemplo dos demais membros está inchado e ela está ficando irreconhecível. Conseguimos falar com o médico legista e este informou que não existem viaturas disponíveis para todo o estado, e como há a suspeita de assassinato, ele nada pode fazer. Apelamos para vários deputados, agora iremos tentar contatar o secretário de Segurança Dr. Dario, e se o corpo não foi necropsiado, localizaremos o governador para ele intervir no que entendemos ser um desrespeito a memória dos mortos’ concluiu a conceituada e conhecida jornalista.
Morte Misteriosa
Cleria Lilian era pessoa bastante conhecida e querida em União dos Palmares, sua terra natal. Ao longo dos anos, tornou-se uma defensora da cultura de nossa gente, e se empenhava constantemente em difundir o nosso acervo cultural e intelectual. Militante do PT participou de movimentos políticos sempre na oposição até que em 2012 um candidato da oposição foi eleito. Era uma amante da noite e sempre frequentava em companhia de amigos os bares e os saraus no centro da cidade.
Na madrugada de sua morte, por volta das 2:00 horas chegou em casa de sua tia onde residia com um suposto namorado identificado apenas como Sandro com quem teria um namoro. Foi vista com vida uma hora após ter chegado em casa, vestida com uma roupa de dormir após se banhar. Conversou rapidamente com Sandro e o convidou para lhe fazer companhia. Por volta das 3:00 horas, o rapaz teria saído apressadamente da residência tomando destino ignorado.
As 15:00 horas, a merendeira Iris Mirela Vilas Boas sobrinha de Kelly achou estranho o silencio do quarto em que Kelly dormia e a chamou várias vezes. Como a porta estava semiaberta, adentrou ao aposento e encontrou a tia já em estado de rigidez apresentando hematomas a altura do pescoço (como se tivesse sido estrangulada) e arranhões de unha no dorso (costas), o que evidenciou no seu entender que sua parente havia sido agredida.
Avisada, a policia isolou a área, arrolou testemunhas e alertou o IC e o IML que somente chegou a cidade para a pericia no local e o recolhimento do cadáver após a 22:00 horas. Em conversa com o jornalista Ivan Nunes do Blog a Palavra, um dos peritos disse suspeitar de asfixia mecânica’ (estrangulamento) cuja dedução mesmo antes da pericia oficial se pronunciar, já levanta dúvida de assassinato.
Omissão do Governo
União dos Palmares, terra natal de Kelly e mais de 65 mil habitantes é a cidade polo da região da Mata Alagoana, e em termos de prestação do serviços para a comunidade através do governo estadual o leitor pode denotar desde o presente caso que pode ser adicionado a tantos outros: a 11ª Delegacia Regional de Policia lembra um calabouço da época medieval, não existem viaturas (até bem pouco tempo apenas um Celta e um Santana velho eram as viaturas que serviam a toda a região) não existe pessoal disponível, o Delegado Regional responde também pela Delegacia Distrital de União e da cidade de Santana do Mundaú.
O 2º BPM também apresenta suas deficiências apesar do empenho de uns poucos militares devotados. Falta desde a alimentação para a tropa até o pagamento de incentivos ao oficialato. Existem épocas em que parte da tropa trabalha até 72 horas seguidas. Uma viatura operacional do PELOPES está apodrecendo no pátio da instituição por falta apenas de reparos nos freios. Ademais, o números de policiais é insuficiente para cobrir toda a região.
A comunidade assiste impotente a tudo impotente e parece que já se acostumou a assistir pessoas mortas por horas a fio em via pública, pois o IML de Maceió que atende cerca de 70% da população de Alagoas não dispõe de viaturas e pessoal. O caso de Kelly e de mais 11 companheiros de infortúnio é apenas uma pequena fração do abandono do atual governo para com o contribuinte, embora constantemente a mídia tente mostrar com artifícios de maquiagem que ‘Alagoas diminui casos de violência’. Secretária Nacional visita Alagoas e diz estar satisfeita com atuação do governo no Combate a Violência’. O caso desta moça supostamente estrangulada não é uma violência contra os Direitos Humanos?
Em 2014, se realizarão as eleições em nível estadual. Uma pergunta aos postulantes de cargos de Senador, Deputados Federais e Estaduais, alem de Governador: que prestação de contas os senhores terão para fazer a Alagoas diante do quadro dantesco que o IML vivencia nesta Sexta-Feira Santa? Será que os senhores ainda querem fazer parte da elite de pessoas que compõem o Senado ou as Câmara Federal e Estadual? E os dois deputados que se autodenominam representantes de União dos Palmares?
A resposta a história contará.
A Kelly, sua família e ao povo de União dos Palmares e de Alagoas o mais profundo pesar desta sitio de noticias.
antonioaragão //