cadaminuto //
assessoria
Uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que o Estado de Alagoas tem um déficit considerável de 117 defensores públicos atuando nas mais diversas causas solicitadas pela população.
A pesquisa comprovou que faltam defensores públicos em todo o país, e em Alagoas a falta de profissionais é registrada em 50% das comarcas. Apenas em 29 comarcas há Defensoria Pública implantada.
Alagoas conta com 72 defensores públicos, são 102 municípios e mais de 3 milhões de habitantes. O estado possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, e a pesquisa aponta que os pequenos municípios com pior IDH são os que mais sofrem com a ausência da Defensoria Pública.
Motivados pela carência de defensores no estado e conscientes de que a valorização dos profissionais da advocacia pública é essencial, foi fundado o grupo “Movimento Defenda Alagoas”.
O Defenda Alagoas nasce com a intenção de mostrar à sociedade alagoana a importância da Defensoria Pública e a criação de mais cargos, assim como a interiorização da atuação destes profissionais, levando a população mais carente a ter acesso à Justiça. No Brasil, mais de 70% das comarcas não possuem Defensoria Pública.