29/09/2025 05:29:30

Saúde
14/03/2013 20:09:52

AL registra aumento de 111 casos suspeitos de dengue em sete dias

AL registra aumento de 111 casos suspeitos de dengue em sete dias
Foto ilustrativa

G1-Al //

 

Ao registrar um aumento de 111 casos suspeitos de dengue em apenas sete dias, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai intensificar o combate ao mosquito transmissor ao fazer uso de 62 pulverizadores manuais. Os equipamentos, que foram comprados em parceria com o governo federal, vão aumentar o alcance de tratamento das áreas que apresentam alto índice de infestação dos mosquitos Aedes Aegypti.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, os pulverizadores serão distribuídos para 19 municípios onde a incidência está próxima de níveis epidêmicos. “Com estes equipamentos vamos complementar o trabalho de combate a dengue. O importante é que eles chegam a lugares de difícil acesso onde geralmente o carro fumacê não consegue chegar. Além disso, os pulverizadores são ideais para realizar ações em cidades pequenas”, falou.

Além dos pulverizadores, os profissionais que farão uso do equipamentos contarão também com material de proteção obrigatório para fazer a aplicação do produto, a exemplo de macacão, botas, luvas, capacetes, máscaras, óculos e protetores auricular.

 

Na ação de tratamento das áreas, os agentes de endemias vão informar à população que os cuidados preventivos devem ser mantidos, já que o químicos dos pulverizadores só matam os insetos adultos, não atingindo as lavas e ovos do mosquito transmissor da dengue.

Enquanto a proliferação do mosquito transmissor da doença continua alta, quem sofre com as consequências é a população. Este é o caso do estudante Pedro Henrique, 12 anos, que ainda se recupera dos efeitos da dengue. Esta é a segunda vez que ele adoece em menos de um ano. “A doença é muito ruim porque além das marcas vermelhas pelo corpo, a dor de cabeça e a febre são constantes”, contou o estudante.

O último boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta semana, registrou 792 casos suspeitos de dengue. O número não é maior que o do ano passado, mas preocupa porque não para de crescer. Dos 102 municípios alagoanos, 24 estão com surto da doença, 41 em situação de alerta e 37 em estado satisfatório.