29/09/2025 05:33:59

Alagoas
14/03/2013 16:14:24

Sinmed vai pedir intervenção Federal na saúde alagoana

Sinmed vai pedir intervenção Federal na saúde alagoana
Wellington Galvão Presidente do Sindicato dos Médicos

correiodealagoas //

 

O presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), Wellington Galvão, vai pedir intervenção Federal para a saúde alagoana. Na próxima quarta-feira (20), às 18 horas, o sindicalista tem uma reunião com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, onde promete mostrar a situação crítica vivida pela saúde em Alagoas, com um dossiê completo com fotos e informações, que vão embasar o pedido de intervenção.

  

“A situação da saúde tem se agravado há vários anos, e nada tem sido feito. Acredito que o Estado tem maquiado os dados apresentados ao Ministério da Saúde, que desconhece a realidade vivida neste Estado. Vamos pedir a intervenção, pois apenas com essa medida poderemos resolver o problema da saúde, que afeta a todos os alagoanos”, disse Galvão.

 

O encontro com o ministro foi agendado pelo senador Fernando Collor (PTB/AL), que já teria adiantado e entregue um relatório a Padilha apresentando a situação da saúde. “Em contato telefônico com o senador, ele nos informou que a audiência já estava marcada e que o ministro tinha ficado indignado com os salários pagos aos médicos e preocupado com situação caótica vivida pela saúde”.

 

Segundo Wellington Galvão o salário dos médicos em Alagoas é um dos mais defasados do país. Enquanto o piso nacional da Federação dos Médicos aponta para R$ 10.412,00 para 20 horas de trabalho, o Estado paga R$ 1.528,00 pelo mesmo tempo de trabalho. “Estamos três meses em greve, em busca de reajuste salarial e o Estado não sinalizou com nenhuma negociação. Muito pelo contrário, a Secretaria de Saúde quer expulsar por processos administrativos 400 médicos que estão paralisados. Cumprimos todos os prazos, mas estamos sendo ameaçados. Isso também vai chegar ao conhecimento do ministro”, informou.