29/09/2025 05:19:57

Municípios
03/03/2013 18:15:30

Vereadores se unem aos desabarigados da cheia de 2010 e pedem entregas das casas

Vereadores se unem aos desabarigados da cheia de 2010 e pedem entregas das casas
Comunidade pede providências aos vereadores

mundaunoticias //

thiago aquino

Cerca de 40 moradores de Santana do Mundaú, atingidos pela enchente de 2010, estiveram presentes na Câmara municipal, nesta sexta-feira (01/03), para pedi apoio aos vereadores na cobrança pela entrega das casas do Programa da Reconstrução.

Com os cartazes nas mãos “Chega de pagar aluguel, pedimos agilidade” e “Queremos nossas casas”, moradores ouviram atentamente os vereadores e puderam também expressar a indignação pela demora na entrega das casas.

A dona de casa Aparecida Maria da Conceição, de 42 anos, desabafou sua situação que se assemelha com de outros casos no município: “Recebo R$ 250,00 reais do [programa] Bolsa Família para sustentar 12 pessoas na minha casa, além de energia, pago R$ 140,00 reais de aluguel. Não quero receber apenas cestas básicas, quero minha casa”.

O presidente da Câmara, Maciel Barbosa, anunciou na sessão, que foi criada uma comissão específica do Poder Legislativo para cobrar, do Governo do Estado, a entrega das casas, que é composta pelos vereadores: Josiano Félix (Jó), Otávio Marques, Jucywaldson Pantaleão, Egberto Batista (Tôta) e José Alves (Genor).

Em entrevista, o vereador Maciel afirmou que a Câmara estará junto com a população nas reivindicações, “Através de reuniões com o Ministério Público Estadual e Federal, iremos cobrar do Governo estadual que acelere a conclusão das obras”.

Ainda na sessão, o vereador Edson Barros disse que está à disposição da população para qualquer mobilização que venha acontecer e criticou o governo municipal, “o prefeito de Santana do Mundaú também deveria está nessa luta com vocês”.

A comissão da Câmara e representantes da comunidade estão aguardando uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura, e uma audiência com Ministério Público e Caixa Econômica Federal.

Programa da Reconstrução

A Fazenda Juçara foi escolhida para a construção de 1.261 casas destinadas aos atingidos pela enchente de junho de 2010. As residências serão entregues através de cadastro do programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal.