29/09/2025 05:27:32

Meio Ambiente
28/02/2013 14:58:11

Previsão mostra que seca deve atingir Sertão de Alagoas por mais três meses

Previsão mostra que seca deve atingir Sertão de Alagoas por mais três meses
Foto Ilustrativa

tudonahora //

 

A chegada de outono, no dia 21 de março, geralmente é comemorada pelos sertanejos com a festa de São José e o início do plantio, mas as notícias da meteorologia não são nada animadoras este ano. A seca que atinge todo o Sertão, além de municípios do Agreste e da Zona da Mata de Alagoas, deve durar pelo menos mais três meses, conforme ressalta o meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Emanoel Teixeira.

"Aquela região do Sertão, do semi-árido alagoano, deve permanecer ainda com estiagem, visto que o período chuvoso em nosso Estado começa em abril e termina em junho, mas até o mês de maio devemos ter chuvas bem abaixo da média climatológica para o período", ressaltou Emanoel Teixeira.

A previsão foi divulgada na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, que contou com a presença de meteorologistas de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo o profissional da Semarh.

Segundo a Semarh, os estudos da precipitação acumulada no mês de janeiro confirmam que as chuvas foram muito acima da média na região do São Francisco. No entanto, os índices de chuva para a região do Sertão permanecem desanimadores, já que são de 40% as chances de que permaneçam abaixo da faixa normal.

A estiagem já é considerada a pior dos últimos 40 anos e levou o governo a decretar situação de emergência em 37 municípios alagoanos. Para amenizar o sofrimento de milhares de famílias, estão sendo distribuídas água, alimentos e sementes. Segundo a Defesa Civil do Estado, R$ 12 milhões já foram liberados para minimizar as consequências da estiagem.

Ao ser informado que a seca ainda pode durar mais três meses o agricultor José Roberto da Costa chorou. "Não nos restou quase nada e é muito triste saber que esse drama ainda pode continuar é muito triste", lamentou.