20/09/2025 23:12:07

Polícia
22/08/2025 07:00:00

Preso em Alagoas por sequestro de caminhoneiros era um dos líderes do PCC

Preso em Alagoas por sequestro de caminhoneiros era um dos líderes do PCC

Um homem apontado como ex-líder da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quinta-feira na cidade de Igaci, no interior de Alagoas. Ele é suspeito de participação em sequestros de caminhoneiros em São Paulo. A companheira dele também foi detida durante a ação.

Segundo o delegado João Marcelo, responsável pela investigação, o acusado possui uma longa ficha criminal. Ele já havia sido identificado como parte da antiga liderança do PCC em Alagoas e, em 2019, chegou a fugir do sistema prisional paulista, sendo recapturado no Paraguai, país considerado reduto da facção. Posteriormente, foi solto e voltou a atuar no crime, até ser expulso do grupo.

As apurações indicam que, para aplicar os golpes, o suspeito utilizava a plataforma “Fretebras”, onde atraía caminhoneiros com falsas propostas de trabalho para transporte de cargas nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos. No local, quatro comparsas rendiam as vítimas, que eram levadas a um cativeiro. Em um dos casos, os criminosos exigiram R$ 30 mil de resgate, conseguiram receber R$ 25 mil e ainda roubaram o caminhão, que depois foi recuperado pela polícia.

O celular do suspeito foi apreendido e será periciado, assim como o da companheira dele, que teve acessos à plataforma identificados em seu aparelho. O casal responderá por extorsão mediante sequestro. Outros dois integrantes da quadrilha foram presos em São Paulo.