05/10/2025 09:19:16

Polícia
12/12/2024 16:00:00

Polícia investiga uso de IA e perfis falsos em golpes envolvendo nome de Dorival Júnior e ex-jogador Elias

Polícia investiga uso de IA e perfis falsos em golpes envolvendo nome de Dorival Júnior e ex-jogador Elias

A Polícia Civil do Rio de Janeiro suspeita que os investigados na Operação Mascarado tenham utilizado edições de entrevistas ou Inteligência Artificial para simular a voz do técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, e aplicar golpes em jogadores de futebol. Dorival descobriu o esquema após ser alertado por atletas que haviam transferido dinheiro aos criminosos.

Além de Dorival, a quadrilha também teria se passado pelo ex-jogador Elias, que atuou por clubes como Corinthians e Flamengo. Os estelionatários criaram um perfil falso no WhatsApp com a foto de Elias para pedir ajuda financeira a jogadores, ex-atletas e técnicos, alegando que o dinheiro seria usado para salvar uma criança com uma doença rara.

A operação segue apurando como as tecnologias foram utilizadas e busca identificar todos os envolvidos no esquema.

A suspeita da polícia é que os investigados tenham editado entrevistas ou usado Inteligência Artificial para simular a voz de Dorival. O treinador só descobriu o golpe após jogadores que fizeram transferências para os estelionatários entrarem em contato com ele.

Além do técnico, a quadrilha também teria se passado pelo ex-jogador Elias, que atuou em times como Corinthians e Flamengo. A apuração policial identificou que os bandidos usaram uma foto do ex-atleta em um perfil falso no WhatsApp para pedir ajuda a financeira a outros jogadores, ex-jogadores e técnicos para supostamente salvar uma criança com uma doença rara.