04/10/2025 17:56:13
Blog: O Acendedor de Lampiões
Há 1 hora

Alagoas destaca seu Programa de Ensino Integral em evento nacional em BH

Mostra promovida pelo MEC e UFMG apresenta experiências de sucesso em Educação em Tempo Integral

Alagoas destaca seu Programa de Ensino Integral em evento nacional em BH

Nas últimas duas jornadas, a cidade de Belo Horizonte (MG) sediou uma importante iniciativa voltada à troca de conhecimentos e boas práticas no âmbito da Educação em Tempo Integral. O encontro ocorreu no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos dias 1 e 2 de outubro.

Quase 35 mil estudantes matriculados na rede estadual de Alagoas já fazem parte do Ensino Integral.

 

A iniciativa, conhecida como Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, destacou a atuação do Programa Alagoano de Ensino Médio em Tempo Integral (Palei Médio). Este evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais, buscando ampliar o intercâmbio de estratégias bem-sucedidas em todo o Brasil.

O encontro reuniu 127 exemplos de práticas inovadoras e eficientes na implementação do ensino integral, promovendo debates e trocas entre representantes de todas as regiões brasileiras e promovendo a divulgação de políticas voltadas à ampliação da jornada escolar.

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) foi representada pelo gerente de Fortalecimento da Educação em Tempo Integral e Complementar, Erivaldo Valério. A experiência do Estado foi apresentada sob o título "Educação Integral em Tempo Integral como Política de Estado em Alagoas: promovendo equidade territorial e justiça curricular no Ensino Médio", e foi selecionada para integrar o Eixo 2: Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas.

Durante sua apresentação, a Seduc destacou o fortalecimento do Palei na rede pública estadual. Segundo Erivaldo, "Nosso Programa Alagoano de Ensino Integral, agora consolidado como política de Estado, comprova que com compromisso político, gestão democrática e planejamento territorializado, é possível transformar realidades e assegurar equidade e justiça curricular para estudantes de todas as regiões".

Ele também ressaltou que esse reconhecimento nacional reforça a convicção de que a escola pública pode ser um espaço de desenvolvimento completo, protagonismo juvenil e esperança. "Ser referência para o Brasil é fruto do esforço conjunto de gestores, professores, estudantes e comunidades, que diariamente constroem uma educação pública de alta qualidade em Alagoas", afirmou o representante da Seduc.

Atualmente, 126 escolas estaduais oferecem o ensino integral, atendendo a 34.898 alunos, dos quais 30.237 estão matriculados no Ensino Médio em modalidade integral, distribuídos em 112 unidades escolares. Esse modelo vem sendo ampliado desde 2015, ano em que a recém-inaugurada Escola Estadual Marcos Antônio, em Maceió, começou a ofertar essa modalidade de ensino.



Enquete
Você é favorável ou contra a prisão de Jair Bolsonaro?
Total de votos: 96