28/04/2024 19:43:23

Municípios
25/08/2011 09:30:57

Acampamento em Branquinha recebe 75 novas barracas hoje


Acampamento em Branquinha recebe 75 novas barracas hoje
Renata Morais Prefeita de Branquinha

Com alagoas24horas // Fonte amanda farias - ascom

 

O município de Branquinha, um dos 19 atingidos pelas enchentes de junho de 2010, recebe nesta quinta-feira, 25, 75 barracas que irão substituir as utilizadas no acampamento provisório da cidade e que foram deterioradas com a ação do tempo. As barracas foram adquiridas através de parceria entre a prefeitura local e a Defesa Civil da cidade de Viçosa.

A reposição das barracas já começa nesta quinta-feira. A prefeita do município, Renata Moraes, conta que as outras 59 moradias provisórias (de um total de 134) foram solicitadas esta semana à Defesa Civil Nacional, uma vez que, há cinco meses, Branquinha vem aguardando o retorno da Defesa Civil Estadual em relação à reposição.

Compromisso

Cerca de 600 pessoas estão instaladas no acampamento provisório de Branquinha. Renata Moraes, juntamente com os prefeitos dos municípios de Murici, São José da Laje e União dos Palmares, esteve reunida com o Ministério Público Federal em Alagoas na manhã desta quarta-feira, 24, para discutir a situação dos acampamentos e a maior celeridade na entrega das casas aos desabrigados.

Na reunião, os prefeitos firmaram o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria das condições em que vivem os desabrigados, mas ressaltaram que a responsabilidade da construção e entrega das casas é do Estado e da Caixa Econômica Federal.

Responsabilidades

A prefeita fez questão de reforçar, inclusive, que o município tem o papel de acompanhar, fiscalizar e assistir as famílias que vivem nos acampamentos. “Temos um serviço social que funciona de segunda a sexta-feira no acampamento, para acompanhar as famílias, verificar se as crianças estão indo à escola, temos agentes de saúde, e, aos sábados, contamos com uma psicóloga que fica durante todo o dia à disposição dos moradores”, diz.

Renata explica, ainda, que existe um cronograma mensal de atividades realizadas pelo serviço social do município no acampamento, com oficinas de reciclagem, interação de grupos e cursos de capacitação. “Esse trabalho é desenvolvido no intuito de qualificar o

morador e ajudá-lo em suas necessidades e, com isso, minimizar as dificuldades dessas pessoas que passaram por um trauma tão intenso”, conclui.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News