com alagoasemtemporeal // adalberto custódio
Mais atendimento médico e odontológico, melhorias na atenção básica e equipe completa de Programa Saúde da Família (PSF) são algumas das prioridades para prefeitura de Feliz deserto. Buscando satisfação da comunidade local, o prefeito Maykon Beltrão está construindo uma nova unidade de saúde, com recursos federais e contrapartida do município.
O novo posto de saúde visa o aperfeiçoamento do serviço essencial, visto que o município, com população de aproximadamente 5mil habitantes, dispõe, atualmente, de apenas uma unidade mista de saúde, no centro da cidade. Lá são prestados serviços médicos ambulatoriais e de urgência, atendimento odontológico e exames laboratoriais, além de uma única unidade de saúde da família, no povoado Pontes. A construção de mais um posto, cujos recursos foram conseguidos por meio de emenda do deputado federal Joaquim Beltrão, está recebendo verba proveniente do Ministério da Saúde e recursos complementares da prefeitura, no loteamento Divaldo Suruagy, no centro da cidade.
De acordo com secretário municipal de Saúde, José Harry Guedes, a unidade conta com 234m² de área construída, na qual estão distribuídas salas de triagem, de inalação, de consulta, de curativos, de imunização e esterilização, consultório médico, odontológico, ginecológico, farmácia, além de salas de atendimento individualizado, recepção, dentre outros departamentos. A conclusão da nova unidade de saúde da família do município de Feliz Deserto está prevista para meados de março.
Segundo o prefeito Maykon Beltrão, a obra está em fase de conclusão. “Pretendemos inaugurar a nova unidade de saúde o mais breve possível para que a população possa contar com os serviços individualizados de consultas médicas, exames laboratoriais, dentre outros, o que possibilitará a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade”, frisou.