com cadaminuto // wadson correia
O consumo de drogas é a maior causa das mortes, no Brasil. A reportagem do Cada Minuto flagrou a venda e o consumo do crack, na Avenida Jangadeiros Alagoanos, no bairro da Pajuçara, em Maceió. Moradores e comerciantes reclamam da falta de policiamento.
Por uma janela, observamos como é feito à comercialização do crack. A primeira coisa a ser feita é colocar um papelão, que serve como esconderijo, após um vai entrando por vez, no local, por último vem à pessoa que vende o entorpecente.
O vendedor transporta as pedras de crack, em uma mochila e entrega aos consumidores. As latas de refrigerante jogadas no chão, servem como cachimbos improvisados. O efeito é rápido, um deles chegou a cair de costas após o consumo.
Após usarem a droga, um sai e da o sinal verde para os outros comparsas deixarem a localidade. Os moradores criticam a falta de policiamento e o serviço 190 do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).
Um comerciante que não quis ter a identidade revelada, afirmou que todos os dias acontecem à venda e o consumo, no mesmo ponto. “Tive que colocar grades no estabelecimento, todos os dias, quando chegava para trabalhar, latas furadas e fezes eram deixadas no local. A gente liga para a polícia, mas é muito raro aparecer por aqui”, criticou o comerciante.