antonio aragão //
Clique no link abaixo e veja o vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=lt6T2ELCamE
Populares estiveram na manhã desta segunda feira (01) na editoria deste noticioso solicitando que fosse registrado e noticiado o tumulto criado na minúscula agência da Caixa Econômica Federal agência de União dos Palmares, localizada na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte no centro da cidade ocasionado pela falta de dinheiro nos caixas eletrônicos fato que vem ocorrendo desde o ultimo sábado dia 30.
No interior da agência, as resumidas dependências estavam super lotadas com centenas de pessoas que se comprimiam à espera de uma solução por parte da gerencia da instituição financeira, em função do ultimo dia útil do mês de janeiro haver sido no sábado, e se as contas não fossem pagas hoje, haveria o acréscimo de multas. Os populares reclamavam e denunciavam que abusos desta natureza acontecem em geral nos primeiros dias de cada mês ou em dia de pagamento do funcionalismo público estadual que coincide com o municipal (dia dez), oportunidade em o movimento se acentua.
Um idoso que estava de muletas no lado externo da agência exposto ao sol causticante era o retrato da revolta da comunidade e do desconforto que os clientes são submetidos: “como é que pode uma coisa dessas? nosso dinheiro confiado a Caixa e quando quem não pode mais trabalhar necessita saca-lo para comer, comprar remédio e pagar as contas, acontece isso (referindo-se a falta de dinheiro) e o pior é que não temos nenhuma autoridade a quem recorrer, pois eles já sabem disso e não tomam providencias. Resta-nos a imprensa, já que quem deveria nos socorrer faz vista grossa para este desrespeito” sentenciou o homem em tom de revolta.
Na entrada do estabelecimento, um economiário bastante conhecido e com vários anos de serviços a instituição tentava explicar que a falha não seria da direção da agência local conhecida como “Zumbí”, mas que era necessário uma providencia urgente da gerencia geral em Maceió para que fosse providenciada uma agência à altura das necessidades do povo, única solução para que fatos iguais aos de sábado até hoje não voltasssem a se repetir. A reportagem não teve acesso a nenhum dos gerentes da instituição.
A Caixa nunca ocupou um prédio que atendesse as necessidades
O problema se arrasta desde que a agência da Caixa Econômica se instalou em União dos Palmares nos anos 70 para servir a grande parte da zona leste do estado (cerca de seis municípios) mas nunca houve um planejamento para uma agência de médio ou grande porte cuja demanda de clientes fica cada vez mais acentuada já que são pagos os aposentados, pensionistas, as “bolsas” do governo federal, são recebidas contas de água, luz, telefone prestação da casa própria, e o movimento normal das contas-correntes.
O estabelecimento, segundo se estima, atende cerca de 25 pessoas mensalmente no prédio “herdado” do Banco da Produção de Alagoas, cujo espaço físico e numero de funcionários são insuficientes para o atendimento cada vez maior aos seus clientes, inclusive aos turistas e transeuntes que vieram assistir a Festa da Padroeira Santa Maria Madalena que se realiza desde o ultimo sábado 24 e somente terminará amaná dia dois.