com revistamunicipal // Fonte alagoas em tempo
A Prefeitura de Jaramataia, através da secretaria municipal de Assistência Social, tem realizado importantes ações no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, principalmente aos menos favorecidos econômica e socialmente.
Desmembrada da secretaria de Saúde desde o mês de outubro do ano passado, a nova secretaria de Assistência Social tem realizado um trabalho independente e com uma atenção mais direcionda aos problemas locais. De acordo com Adriana dos Santos, secretária da pasta, os desafios são grandes, mas, nesse curto período a nova secretaria já conseguiu colocar em prática, projetos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento humano em Jaramataia.
Um desses avanços está relacionado ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que ganhará duas novas sedes no município. As crianças das comunidades Campo Alegre e São Pedro receberão todo o acompanhamento necessário em educação, alimentação, lazer e atividades que desenvolvam a criatividade e a vivência em grupo. Atualmente 130 crianças são beneficiadas pelo Programa no município.
Até pouco tempo atrás Jaramataia não dispunha de um Centro de Referência da Assistência Social, mais conhecido como CRAS. Na gestão do prefeito João Pienheiro foi criada uma unidade do projeto que, atualmente, atende a mais de 20 pessoas, que recebem vários tipos de suporte voltados ao planejamento e ao bom convívio familiar.
Além de ter a responsabilidade de gerenciar o Programa Bolsa Família, o município também disponibiliza de enxovais para as gestantes assim que completam 8 meses de gravidez, distribui leite especial para as lactantes desnutridas, além de distribuição periódica de leite, cestas básicas e4 peixe na Semana Santa.