com revistamunicipal // Fonte assessoria inss
As inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para peritos médicos terminam neste domingo (31). Estão sendo oferecidas 500 vagas, sendo duas para Alagoas. Do total de vagas, 5% são reservadas a pessoas com deficiência. O salário básico inicial é de R$ 4.149,89, porém com a gratificação de desempenho pode chegar a R$ 8.013,89 para jornada de 40 horas semanais, acrescido de auxílio alimentação e transporte. A previsão é de que as provas sejam realizadas em 7 de março.Os novos peritos irão reforçar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS), substituindo os profissionais que se aposentaram e também nas novas unidades previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). As vagas foram distribuídas pelas 100 gerências executivas existentes no país.
Para fazer a inscrição é preciso acessar a página na internet do Cespe/UnB até às 23 horas e 59 minutos do dia 31. Para quem não tiver acesso à internet, o Cespe irá disponibilizar postos de inscrição com computadores.
As provas serão realizadas em todas as capitais do país. Serão duas provas - conhecimentos básicos e específicos - com duração de 3 horas e 30 minutos. Data, horário e locais de provas serão divulgados posteriormente nas páginas do Cespe e do Ministério da Previdência Social na internet e no Diário Oficial da União.
Além deste concurso, o governo encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei solicitando a criação de 500 cargos efetivos de perito médico. O objetivo é adequar a estrutura do INSS para a criação das 720 novas unidades de atendimento do PEX. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Social.
Atualmente, o quadro de perito médico previdenciário do INSS é composto por 5.152 profissionais que trabalham na concessão e renovação de benefícios nas 1.123 APS fixas espalhadas pelos 965 municípios brasileiros.