com ascom-TJ-Al
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, oficializaram, na manhã desta quinta-feira (14), a reativação da Comarca de Passo de Camaragibe, que tinha sido desativada pelo pleno do TJ, mediante recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A comunidade do Passo precisava se reaproximar do Judiciário. A população não podia continuar sendo penalizada com a necessidade de o deslocamento até a Comarca de São Luiz do Quitunde, para onde os serviços tinham sido transferidos. Resolvemos reativar a comarca porque a comunidade não pode sofrer com eventuais economias que precisem ser feitas pelo Tribunal de Justiça”, observou Elisabeth Carvalho.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, prestigiou a solenidade e também ratificou a necessidade de reaproximação do cidadão do município para com os serviços prestados pelo Judiciário alagoano. “Com a reativação dos serviços e a designação de um juiz titular para a comarca, o jurisdicionado encontra mais facilidade no acesso aos direitos que a legislação lhe garante”, analisou.
Após o descerramento da placa que simboliza a retomada dos serviços do Judiciário no município, berço do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, a desembargadora Elisabeth Carvalho discursou ao público presente à solenidade, realizada em praça pública no centro da cidade, e demonstrou satisfação com a possibilidade de beneficiar sobretudo os mais humildes com os serviços do Judiciário.
O Fórum Alfredo Gaspar de Mendonça funciona em frente à Praça Padre Cícero, no centro da cidade. A reforma do prédio foi viabilizada graças à parceria firmada entre o Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) e o Poder Executivo Municipal. “O povo sentiu falta do Judiciário. A reativação desta Comarca pode ser considerada como uma vitória de nosso povo”, afirmou Edivânia Quirino, prefeita da cidade.
Os desembargadores Otávio Leão Praxedes e Alcides Gusmão da Silva também prestigiaram a solenidade.